Está já aí ao virar da esquina o início da terceira edição da Matosinhos Surf School Cup, competição municipal inter-escolas de surf que para além da vertente desportiva é uma ferramenta de promoção turística do concelho matosinhense, nomeadamente das suas ondas.
A Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, recebeu esta quarta-feira a apresentação da nova edição, contando com a presença de figuras ligadas a diferentes entidades.
Como até aqui, a iniciativa é organizada pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos.
"Este é um evento único em todo o país e que nos dá um grande prazer organizar. Vai de encontro a todos os valores da Associação, de promover a união e a partilha entre escolas de surf, ao mesmo tempo que envolve, numa vertente competitiva muito menos séria do que a tradicional, um público que representa a grande maioria dos alunos das escolas de surf, de nível intermédio e sem qualquer contacto com a competição formal", afirma Afonso Teixeira, diretor executivo da AESP.
Aberto às escolas de surf licenciadas para operar no concelho, o formato de competição é estafeta (tag-team), inspirado no utilizado na tradicional Aloha Cup da Associação Internacional de Surf (ISA), fomentando o espírito de equipa e o convívio entre as escolas participantes.
Cada escola estará representada por uma equipa de cinco elementos: um(a) treinador(a) e quatro alunos(as).
Em 2024, o calendário da Matosinhos Surf School Cup é composto por quatro etapas. A primeira das quais terá lugar já no próximo domingo, dia 26 de maio, na Praia do Cabo do Mundo.
Os locais das etapas só serão anunciados na semana que antecede cada prova, de forma a garantir que a praia escolhida irá oferecer as melhores ondas aos participantes. A Penas Surf School são os campeões em título.
Além da competição, todas as etapas também vão contar com diversas ações paralelas e atividades para toda a família promovidas pelos parceiros do evento.
A grande novidade da edição deste ano é cada escola ter a oportunidade de escolher um surfista de nível avançado para a representar na expression session que irá premiar a melhor manobra com pranchas Xtreme Surf Design, promovendo o espetáculo e o convívio entre os surfistas locais de todos os níveis.
Nos quatro eventos, estão igualmente previstas ações de limpeza de praia com recurso ao Buondi Eco móvel, um contentor de lixo sobre roda, bem como ações de sensibilização ambiental sobre a importância de proteger as praias e os oceanos.
Calendário:
1ª etapa - 26 de maio – Praia do Cabo do Mundo
2ª etapa - 23 de junho
3ª etapa - 22 de setembro
4ª etapa - 20 de outubro
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram