Disputou-se no passado fim de semana o Projunior Viana do Castelo, segunda etapa do Junior Tour de 2024, competição que define os títulos nacionais Sub-20 de surf.
A Praia da Arda recebeu a segunda e penúltima etapa do ano que contou com a presença de alguns dos jovens surfistas que recentemente representaram Portugal no Mundial ISA Júnior, disputado em El Salvador.
E foi precisamente a surfista que esteve no centro de uma grande polémica no certame mundialista que gritou vitória no Minho.
Erica Máximo respondeu da melhor forma à situação vivida na América Central, onde foi desqualificada do evento na sequência de ter tentado interferir de forma deliberada numa onda de uma surfista australiana, por forma a evitar que esta batesse a compatriota Maria Salgado. Um ato que valeu igualmente uma multa à Seleção Nacional.
Em Viana do Castelo, a campeã nacional Sub-20 em 2022 assegurou o triunfo, o primeiro do ano, após bater Maria Dias na final, com o score combinado de 11,75 pts face aos 8,25 pts somados pela oponente.
Na bateria de todas as decisões, as duas surfistas marcaram encontro após as vitórias de Maria e Erica sobre Maria Salgado (vencedora da etapa anterior) e de Gabriela Dinis, atual campeã nacional Sub-20, respetivamente.
“Estou muito feliz com a vitória. Tinha começado o ano com um terceiro lugar. Agora, este resultado dá-me um reforço de confiança para o resto da época. Foi um campeonato com condições um pouco difíceis, mas na final consegui encontrar uma boa onda, que me permitiu gerir o resto do heat. Fiquei mesmo muito feliz pelo triunfo e espero que o sucesso repita-se nas próximas provas”, afirmou Erica Máximo.
Com este vitória, Erica passou a dividir a liderança do ranking com Maria Salgado.
Por sua vez, na prova masculina, Martim Nunes somou a segunda vitória em outros tantos campeonatos já disputados na presente edição do Junior Tour, estando lançado para a conquista do terceiro título nacional consecutivo.
Perfeitamente conectado com o mar da Praia da Arda, Martim esteve em grande plano ao longo de toda a prova, conseguindo notas altas nas várias rondas disputadas.
Resultado disso foram os 15,25 pts conquistados na ronda 2, que foi o melhor score combinado de todo o evento.
Para garantir a vitória, Nunes superou na final Francisco Ordonhas após somar 13,75 pts contra 11,65 pts do vice-campeão mundial ISA Sub-18 em 2023.
Salvador Vala e Francisco Mittermayer fecharam a etapa vianense no terceiro posto, depois de terem sido derrotados nas meias-finais por Martim Nunes e Francisco Ordonhas, respetivamente.
“Estou muito feliz por ter vencido em Viana do Castelo, sobretudo por este triunfo anteceder a temporada do Pro Júnior Europeu que tem início dentro de dias em Marrocos. Foi um campeonato importante em que consegui mostrar bom surf, o que me deixa motivado para o que aí vem. Também estou muito contente por ter disputado a final com o Francisco Ordonhas, que é um grande amigo e também surfou muito bem neste evento”, analisou Martim Nunes.
Consumada a visita a Viana do Castelo, o Junior Tour regressa dentro de dois meses para a derradeira etapa do ano, que vai consagrar os novos campeões nacionais Sub-20.
São Jacinto (Aveiro), que é uma novidade no calendário face à última época, acolhe os melhores jovens surfistas nacionais no fim de semana de 13 e 14 de julho.
Resultados:
Final masculina: Martim Nunes 13,75 x Francisco Ordonhas 11,65 pts
Final feminina: Erica Dias 11,75 x Maria Dias 8,25 pts
Melhor onda masculina: Martim Nunes e Francisco Ordonhas 8,00 pts
Melhor onda feminina: Gabriela Dinis 8,50 pts
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram