Competição que define os títulos máximos do surf nacional, a Liga MEO Surf está a caminho da Ericeira para a terceira etapa da temporada de 2024, a antepenúltima do ano.
Entre os dias 24 e 26 de maio, os melhores surfistas nacionais vão medir forças nas emblemáticas direitas de Ribeira d'Ilhas, palco do Allianz Ericeira Pro, em plena Reserva Mundial de Surf.
Esta é a 15ª época consecutiva em que a Liga MEO Surf visita a Ericeira, nesta que é uma etapa que conta igualmente para o já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown.
“A Reserva Mundial de Surf da Ericeira dá as boas-vindas aos participantes do Allianz Ericeira Pro. Esta é uma forma de perpetuar a tradição das grandes competições na praia que em 1977 acolheu a primeira prova do campeonato nacional. Além disso é também uma forma de contribuir para a divulgação turística deste território, que destaca-se quer pela qualidade das suas ondas e das suas praias, quer ainda pelo seu património, artes e ofícios e diversificada gastronomia", afirmou Hugo Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra.
Após duas etapas já realizadas, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot encontram-se no topo dos rankings nacionais, envergando a licra amarela.
Tomás chega à prova caseira invicto na presente época, depois das vitórias arrecadadas nas etapas da Figueira da Foz e do Porto/Matosinhos.
“Considero que a Ericeira é o palco ideal para uma etapa não só para mim, mas para todos os competidores, pois proporciona sempre muitas ondas boas e a onda de Ribeira d’Ilhas é uma onda fácil de surfar. Sinto-me em casa, mas não tenho qualquer pressão adicional acerca disso. Espero que me corra o melhor possível, como em qualquer outra etapa. Este início de temporada tem-me dado imensa confiança no dia a dia. Tenho sentido imensa vontade de surfar e treinar. Não penso no título, mas obviamente que depois de vencer duas etapas isso acaba por estar no meu subconsciente", afirma Tomás Fernandes, antigo vencedor do Allianz Ericeira Pro.
Em 2023, Joaquim Chaves e Carolina Mendes foram os vencedores na sala visitas do surf nacional. Atual campeão nacional Open, Joaquim alcançou então a primeira vitória em etapas da Liga MEO Surf.
Já Carolina Mendes exibiu mais uma vez toda a sua conexão com a famosa onda ericeirense ao obter o terceiro triunfo nos últimos quatros anos.
Só Teresa Bonvalot em 2022 impediu o pleno vitorioso de Carol de 2020 para cá.
Quadro de Vencedores Allianz Ericeira Pro:
2023 – Joaquim Chaves e Carolina Mendes
2022 – Halley Batista e Teresa Bonvalot
2021 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2020 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2019 – Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot
2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp
2017 – Tiago Pires e Carolina Mendes
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram