O Mundial de Bodyboard de 2024 prossegue no Chile com a realização do Antofagasta Bodyboard Festival, a quarta etapa da presente temporada e a única que tem todas as categorias em prova: Open, Feminino, Dropknee, Pro Júnior feminino e Pro Júnior masculino.
Esta quinta-feira, cumpre-se o primeiro lay day no evento que encerra a perna chilena e decorre na onda de Cúpula de Poder, em Playa Llacolén.
Para trás, ficaram dois dias de competição. Dois dos cinco bodyboarders portugueses presentes já estiveram em ação, tendo entrado com o pé direito na prova sul-americana.
As jovens Luana Dourado e Alice Teotónio conseguiram o apuramento para os quartos-de-final da categoria Júnior, onde vão estar em confronto.
Quer isto dizer que já é certo que teremos uma bodyboarder lusa na meia-final, na qual irá medir forças com a campeã mundial Aarya Tabalno ou a peruana Hannah Saavedra.
Luana, atual vice-campeã mundial Júnior e segunda classificada do ranking, apurou-se diretamente para os 'quartos' após triunfo na ronda 1, enquanto Alice teve de passar pela ronda de repescagem, da qual saiu vitoriosa e com o melhor score combinado (12,00 pts) dessa fase.
Recorde-se que na etapa anterior, o Wahine Bodyboarding Pro, Luana Dourado foi finalista vencida, perdendo o decisivo duelo para a brasileira Luna Hardman, antiga campeã do mundo e filha da consagrada Neymara Carvalho. Alice Teotónio conquistou a categoria Open, que é amadora.
As duas jovens bodyboarders portuguesas também já entraram em cena na categoria sénior, mas aí com sortes diferentes.
Alice Teotónio venceu o seu heat da ronda inaugural, no entanto, foi eliminada na ronda 2 ao não ir além do terceiro posto na bateria.
Por sua vez, Luana Dourado estreou-se com uma vitória na ronda 2. Desta forma, a bicampeã nacional Sub-14 garantiu lugar na ronda 3.
No quarto heat dessa ronda, Luana Dourado vai dividir o lineup com a brasileira Clara Pontes, a chilena Valentina Diaz e Anais velis Cisternas.
As duas primeiras classificadas seguem para a ronda 4, que marca a estreia das tops seeds, entre as quais Teresa Padrela, vigente campeã nacional Open, e Joana Schenker, que vem de um segundo lugar na etapa da Iquique.
Neste momento, Joana e Teresa apenas conhecem o nome de uma das três adversárias que terão pela frente.
Na bateria inaugural, Schenker enfrentará a nipónica Namika Yamashita, enquanto Padrela já sabe que competirá com a brasileira Maylla Venturin no quarto e derradeiro heat.
No lado masculino, que ainda não foi para a água, destaque naturalmente para a presença de Joel Rodrigues. O bicampeão nacional Open estreia-se no segundo heat da ronda 3. O chileno Rodrigo Silva será um dos três rivais de Joel.
Como acontece com todas as etapas do circuito mundial de bodyboard, o Antofagasta Bodyboard Festival pode ser acompanhado em direto através da transmissão no canal de YouTube da International Bodyboarding Corporation (IBC).
O período de espera prolonga-se até ao dia 26 de maio.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram