Começou esta sexta-feira o Allianz Ericeira Pro, aquela que é a terceira e antepenúltima etapa da Liga MEO Surf de 2024, a competição que define os títulos máximos do surf nacional.
O dia inaugural na histórica Praia de Ribeira d'Ilhas teve ondas pequenas, já a cheirar a verão, e ação de sol a sol, ainda que com uma paragem ao início da tarde devido à maré cheia.
A jornada ficou marcada pela realização dos trials, rondas 1 dos setores masculino e feminino, bem como a ronda 2 dos homens, que fechou o longo dia de competição para os melhores surfistas nacionais. Contas feitas, um total de 31 baterias foram colocadas na água.
Na prova masculina, Francisco Almeida e Afonso Antunes estiveram em evidência com as performances plasmadas nas direitas de Ribeira d'Ilhas.
Na ronda 1, Francisco anotou o melhor score combinado de toda a jornada com 14,75 pts, enquanto Afonso, duplo vencedor do evento ericeirense, conseguiu a melhor onda do dia (9,00 pts) no triunfo alcançado na ronda 2.
A ronda inaugural, onde os cabeças de série não deram azo a surpresas, teve igualmente o campeão nacional Joaquim Chaves, Tomás Fernandes (líder invicto do ranking), Guilherme Fonseca e Martim Paulino em destaque ao conseguiram pontuações combinadas acima dos dois dígitos nas vitórias asseguradas.
A segunda ronda teve o já mencionado Afonso Antunes em bom plano, mas também o local Arran Strong, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Francisco Almeida, que levaram de vencida as respetivas baterias.
Destaque igualmente para o desempenho de Jaime Veselko. Na quarta bateria, o mano da campeã nacional Francisco Veselko derrotou Tomás Fernandos, atual número 1 nacional.
Quem também superou as duas rondas realizadas esta sexta-feira em Ribeira d'Ilhas foi Miguel Blanco. O bicampeã nacional Open está de volta à competição, ele que já não competia na Liga MEO Surf desde outubro de 2022.
A ronda 2 ditou ainda as eliminações de nomes como Guilherme Fonseca, Martim Paulino ou Eduardo Fernandes.
Em termos de prova feminina, Teresa Bonvalot, vigente líder do ranking nacional, fez o melhor score combinado do dia, com 12,50 pts. Carolina Mendes, campeã em título da etapa, e Francisca Veselko também entraram a ganhar no Allianz Ericeira Pro.
Este sábado, espera-se uma diminuição do tamanho do mar, que deverá depois subir no domingo, dia das finais.
Em Ribeira d'Ilhas, a chamada está marcada para as 7h30 (hora de Portugal continental).
Programa Dia 2 - Sábado
07H30 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party
21H00 – Perreo Surf Party no Tabuas Bar – Corona (Praia do Norte)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram