O Allianz Ericeira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf de 2024, terminou este domingo com as vitórias de Guilherme Ribeiro e de Teresa Bonvalot nas direitas da Praia de Ribeira d'Ilhas.
Campeão nacional Open em 2022, Gui venceu pela primeira vez na presente temporada quebrando a invencibilidade de Tomás Fernandes.
Apesar da derrota, Tomás continua a comandar o ranking e é agora secundado por Guilherme.
Já Teresa Bonvalot reforçou a liderança do ranking ao somar o segundo triunfo do ano, sendo que atingiu sempre a final nas três etapas já disputadas.
Após um sábado sem competição, devido à falta de ondas, o mar em Ribeira d'Ilhas subiu este domingo possibilitando o fecho da competição ericeirense, que também contou para o sub-troféu Allianz Triple Crown.
Na prova masculina, Guilherme Ribeiro venceu as quatro baterias que disputou. Depois do triunfo na ronda 3, o surfista da Caparica bateu o local Henrique Pyrrait nos quartos-de-final, seguindo-se a reviravolta na última onda diante do atual campeão nacional Joaquim Chaves nas meias-finas.
Na final, Gui marcou encontro com o amigo Afonso Antunes, que na fase 'man-on-man' tinha deixado para trás o jovem Jaime Veselko e o local Arran Strong.
Tal como já tinha acontecido na final do Allianz Figueira Pro de 2023, Guilherme Ribeiro levou a melhor sobre Afonso Antunes, impedindo este de celebrar a terceira vitória neste campeonato nos últimos cinco anos.
Guilherme fez o score combinado de 14,10 pts face aos 10,80 pts somados por Afonso, sucedendo a Joaquim Chaves como campeão do Allianz Ericeira Pro.
Esta foi a primeira vez que o competidor de 22 anos foi o mais forte no evento disputado na sala de visitas do surf nacional, vingando a final perdida para Afonso Antunes em 2021.
"É uma emoção muito boa vencer a etapa da Ericeira pela primeira vez. Esta onda, adapta-se bem ao meu estilo de surf. Infelizmente, nos últimos dois anos não consegui bons resultados aqui, mas fico muito contente por este resultado numa onda com que me identifico tanto. É uma vitória especial também por ter sido contra o Afonso Antunes. Na última vez que tivemos na final juntos, ele foi mais agressivo do que eu. Desta vez, tentei também ter uma entrada mais agressiva. Foi uma final que vai ficar para sempre na minha memória”, assegurou o campeão nacional Open em 2022.
Nota ainda para o fim da invencibilidade de Tomás Fernandes, que tinha vencido as duas etapas anteriores (Figueira da Foz e Porto/Matosinhos). O primeiro surfista a eliminar Tomás numa etapa da Liga MEO Surf de 2024 foi Arran Strong, curiosamente num duelo entre dois surfistas da Ericeira e que teve lugar nos quartos-de-final.
O Allianz Ericeira Pro marcou ainda a estreia do júnior Jaime Veselko, de apenas 15 anos de idade, e de Daniel Nóbrega na fase 'man-on-man' de uma etapa da competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Na prova feminina, Teresa Bonvalot superiorizou-se à concorrência. Replicando o que fez Guilherme Ribeiro no lado masculino, Bonvalot arrecadou a vitória nas quatro baterias que surfou durante o dia, mostrando sempre muita consistência nas suas exibições.
Teresa anotou as melhores pontuações combinadas nas rondas 2 e 3, com 15,25 pts e 13,75 pts, respetivamente.
Na meia-final, a surfista que vai representar Portugal nas Olimpíadas de Paris'2024 levou de vencida Mafalda Lopes por somente 0,40 pts.
No heat de todas as decisões, Teresa Bonvalot enfrentou a atual campeã nacional Francisca Veselko, que também tinha assegurado a vitória nas rondas 2 e 3.
Na discussão do acesso à final, Kika obteve um triunfo apertado sobre Carolina Mendes, campeã do Allianz Ericeira Pro em 2023. Apenas 0,30 pts separaram as duas surfistas.
Em novo duelo, desta vez Bonvalot vingou a final perdida para Veselko em Leça da Palmeira. A goofy de 24 anos fez a pontuação combinada de 13,60 pts contra os 12,90 pts de Francisca. Esta foi a quarta vitória de Teresa Bonvalot em Ribeira d'Ilhas, a 26ª em etapas da Liga MEO Surf.
“Soube bem voltar a Ribeira d’Ilhas e conseguir vencer numa onda que é sempre um pouco complicada de ler. Mostrei consistência ao longo de todo o evento e esse é sempre um dos meus objetivos. Estou contente por ter vencido e por ter tido a oportunidade de uma desforra da final da etapa anterior. Foi um evento difícil, com dias muito longos, mas tentei recuperar da melhor forma e ir para dentro de água com o máximo de energia possível”, afirmou a campeã europeia da World Surf League (WSL) em 2022.
Após as finais, seguiu-se ainda a realização da Go Chill Expression Session. Depois de vencer o campeonato, Teresa Bonvalot ainda teve fôlego para entrar novamente na água e carimbar também o triunfo neste sub-troféu. Já na sessão masculina, a vitória sorriu a Arran Strong.
A próxima da etapa da Liga MEO Surf 2024 leva os melhores surfistas nacionais até ao arquipélago dos Açores.
Quarto e penúltimo evento do ano, o Allianz Ribeira Grande Pro disputa-se entre os dias 21 e 23 de junho. A prova insular vai coroar os campeões de 2024 da Allianz Triple Crown.
Neste momento, o histórico sub-troféu é liderado por Teresa Bonvalot no setor feminino, enquanto Tomás Fernandes e Guilherme Ribeiro dividem o comando entre os homens.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram