Francisco Ordonhas obteve este sábado o terceiro posto no Junior Pro Casablanca, etapa que abriu o circuito Pro Júnior europeu de 2024 da World Surf League (WSL).
Na prova disputada nas ondas da Praia Ain Diab, o goofy de 18 anos atingiu pela primeira vez a final de uma etapa do Pro Júnior.
Um desempenho que permitiu a Ordonhas igualar a sua melhor classificação até ao momento neste circuito, a final foi disputada com quatro surfistas, repetindo assim o terceiro lugar alcançado neste mesmo evento em 2023.
A jornada de todas as decisões começou da melhor maneira para o vice-campeão mundial ISA Sub-18 em 2023 ao vencer a bateria inaugural das meias-finais, com o score combinado de 10,83 pts.
O mesmo heat em que Tiago Stock, o outro surfista português ainda em prova, quedou-se pela terceira posição, tendo falhado o acesso à final por apenas 0,87 pts.
Desta forma, o surpreendente vencedor do Capítulo Perfeito de 2024 terminou o evento marroquino no quinto lugar, conseguindo o seu melhor desempenho até ao momento neste circuito continental.
Na final, onde era o único competidor não francês, Francisco somou 11,27 pts, batendo Nicolas Paulet (8,90 pts) e ficando somente a 0,17 pts do segundo posto, que ficou na posse de Paco Alonzo (11,44 pts).
O triunfo coube a Noa Dupouy (13,10 pts). O surfista de 20 anos, que sucedeu ao germânico Tim Elter como campeão do evento, venceu pela primeira vez uma etapa do circuito Pro Júnior europeu.
Na prova feminina, que já não teve surfistas portuguesas em ação, a basca e vigente campeã europeia Júnior Annette Gonzalez Etxabarri repetiu a vitória alcançada em 2023.
Annette, de apenas 17 anos de idade, ofereceu ao clã Gonzalez Etxabarri a terceira vitória consecutiva no Junior Pro Casablanca. O outro triunfo foi alcançado pela mana Janire.
De acordo com o calendário da WSL, o circuito Pro Júnior europeu vai agora enfrentar uma paragem de quatro meses, regressando apenas no final de setembro para aquela que deverá ser a derradeira etapa da temporada.
O Junior Pro Razo, a disputar na região espanhola da Galiza, tem o período de espera de 25 a 28 de setembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram