Esta quarta-feira marcou o adeus dos atuais campeões nacionais Open do Antofagasta Bodyboard Festival, quarta etapa do Mundial versão 2024.
Joel Rodrigues e Teresa Padrela foram afastados da prova que decorre na onda de La Cúpula, em Playa Llacolén, deixando a representação lusa a cargo de Joana Schenker e da jovem Luana Dourado.
Na competição chilena, cujo período de espera prolonga-se até domingo, o dia começou com a eliminação de Joel Rodrigues.
Depois de ter anotado uma das melhores performances da véspera, desta vez as coisas não correram da melhor forma para o vigente campeão europeu Open.
Na quarta bateria da ronda 6, que possibilitava o acesso à fase 'man-on-man', Joel não foi além do terceiro posto. O heat foi muito bem disputado com os três bodyboarders a cravarem pontuações combinadas de dois dígitos.
Rodrigues somou 10,25 pts, com a sua melhor onda a valer 7,25 pts. Ao antigo vice-campeão mundial Júnior ficou em falta um backup mais robusto, tendo registado apenas 3,00 pts.
Desta forma, o competidor luso foi batido pelo bicampeão mundial Tristan Roberts (15,75 pts) e pelo brasileiro Sérgio Machado (19,00 pts), que pelo segundo dia consecutivo fez uma nota máxima (10,00 pts).
No lado feminino, Teresa Padrela foi eliminada após ter sido terceira classificada na segunda e última bateria da ronda de repescagem.
Com a pontuação combinada de 9,25 pts, Padrela ficou atrás da antiga campeã mundial Alexandra Rinder e da nipónica Yuka Nishimura. Ambas somaram 13,25 pts. A chilena Anais Velis (5,00 pts) foi a outra bodyboarder que ficou pelo caminho.
Conforme já mencionado, Joana Schenker e Luana Dourado são as resistentes da armada lusa em Antofagasta.
Na ronda 6, onde está em jogo o acesso aos quartos-de-final, Schenker defronta a lendária Neymara Carvalho e Yuka Nishimura no heat inaugural.
Luana, de apenas 14 anos de idade, mede forças com a brasileira Maira Viana e a sul-africana Pamela Bowren. As duas primeiras classificadas de cada bateria seguem em frente.
Recorde-se para além da participação na categoria sénior, Luana Dourado está na luta pelo título mundial Júnior.
O surf off que vai decidir a nova campeã mundial está agendado para esta quinta-feira. A adversária da bodyboarder portuguesa é a brasileira Luna Hardman, campeã do mundo Júnior em 2022.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram