Esta semana, o tempo quente e seco está de volta a Portugal continental. Os termómetros começaram a subir na passada terça-feira, sendo que nos próximos dias as temperaturas podem chegar aos 38ºC.
Face ao calor esperado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já procedeu à emissão de avisos de tempo quente.
Como tal, os distritos de Évora, Beja, Santarém e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 11h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Em comunicado, o IPMA justifica a subida da temperatura com o "estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica que dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental".
Para os próximos dias, prevê-se uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, sendo de esperar valores acima de 30ºC na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre 35 e 38ºC no interior das regiões Centro e Sul.
Está igualmente previsto um aumento da temperatura mínima, aguardando-se valores entre os 20 e os 22ºC na Beira Baixa, Alto Alentejo e sotavento Algarvio na quinta e sexta-feira.
"A tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura durante o fim de semana, no entanto, os valores da máxima deverão ainda persistir elevados nos dias seguintes", segundo o IPMA.
O vento será do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde devido ao reforço do efeito de brisa e rodará para quadrante leste a partir fim do dia de quinta-feira.
Também na quinta-feira, está prevista a aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica, que levará a um aumento temporário da instabilidade atmosférica, havendo assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram