O rumor começou a circular fortemente durante a última quinta-feira e ao final do dia chegou mesmo a confirmação através de um comunicado oficial da World Surf League (WSL).
Em 2025, Snapper Rocks volta a fazer parte do calendário do circuito mundial de surf. O regresso dá-se após acordo celebrado entre a WSL e as autoridades locais da região australiana da Gold Coast.
Nesta nova vida no CT, as direitas de alta performance de Snapper farão parte do roteiro dos melhores surfistas do planeta pelo menos até 2028.
"É um evento com uma história fantástica, situado numa zona que tem o surf profissional no seu ADN. As longas e perfeitas paredes do Super Bank são uma das maravilhas do mundo do surf. Mal podemos esperar para ver os melhores surfistas do mundo a batalharem entre si pelos pontos do CT numa das ondas de maior performance do globo", afirmou Andrew Stark, presidente da WSL para a Ásia e Pacífico.
"O regresso do CT à Gold Coast terá um significativo impacto na comunidade local. Prevemos que quase 14 mil pessoas visitem Snapper Rocks", referiu Patricia O'Callaghan, CEO do Turismo e Eventos do estado australiano de Queensland.
"Este evento não trará apenas entusiasmo e elevará o espírito da comunidade da Gold Coast. Também dará um impulso ao alojamento local e a todos aqueles que estão relacionados com eventos, possibilitando bons empregos na área do turismo em Queensland", considera Michael Healy, ministro do Turismo e do Desporto de Queensland.
Estreante no calendário do CT em 2002, Snapper Rocks serviu de palco durante vários anos à primeira etapa de cada temporada da divisão máxima do surf mundial.
A última vez que tal ocorreu foi em 2019, curiosamente o último ano em que Snapper integrou o CT.
A partir de 2022, o famoso surf break australiano acolheu a etapa inaugural do circuito Challenger Series, onde estão em jogo vagas de acesso à elite mundial. Situação que irá repetir-se já a partir deste sábado.
Com o regresso das direitas de Snapper Rocks, o calendário do circuito mundial de surf passa novamente a contar com três etapas disputadas em águas australianas, juntando-se à histórica Bells Beach e a Margaret River, na West Oz.
Duas latitudes que também viram recentemente confirmada a continuidade no CT até 2028.
Resta agora saber qual a data em que ocorrerá o evento de Snapper Rocks. A WSL explicou que só vai revelar a mesma aquando do anúncio do calendário para 2025, o que só acontecerá após a finalíssima de Trestles em setembro, onde serão definidos os novos campeões mundiais de surf.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram