O quarto dia de competição do Mundial ISA de Longboard ditou a primeira eliminação na equipa portuguesa, numa jornada em que o conjunto orientado por João Ferreira também ficou sem longboarders no quadro principal do evento que decorre em El Salvador.
A primeira eliminação portuguesa ocorreu na prova feminina com a vigente campeã nacional Raquel Bento a ficar pelo caminho na segunda ronda de repescagem.
Na sétima bateria dessa fase, Raquel obteve o terceiro posto (10,07 pts), tendo ficado atrás da uruguaia Ines Beisso (11,40 pts) e da costarriquenha Lia Diaz (11,53 pts).
O desfecho desta bateria originou descontentamento no seio da comitiva lusa devido ao critério de julgamento aplicado pelos juízes, o mesmo sucedendo no heat que ditou a queda de António Dantas para a repescagem do quadro masculino.
Na sexta e última bateria da ronda 3, António alcançou o terceiro lugar (10,77 pts), sendo batido pelo nipónico Taka Inoue (12,93 pts) e o havaiano Kai Sallas (11,66 pts), que é o atual campeão do mundo da World Surf League (WSL).
Toda uma situação que levou mesmo a equipa portuguesa a apresentar um protesto junto da organização.
"Num julgamento duvidoso perdemos a Raquel Bento e vimos o António ir para repescagens quando nunca poderia perder aquela bateria. Porém, mantemos tudo em aberto e com a perspectiva, apesar de tudo, de um bom resultado”, disse o selecionador nacional João Ferreira em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Já nas repescagens, António Dantas esteve em destaque no sexto e derradeiro heat da ronda 4, garantindo o triunfo com o score combinado de 14,63 pts, suplantando o mexicano Jonathan Melendres (14,57 pts) e o neozelandês Matt Newdick (9,07 pts).
Por sua vez, João Dantas também esteve em bom plano durante a jornada. O atual campeão nacional Open começou o dia a vencer a bateria inaugural da ronda 3 da repescagem.
Depois, João assegurou a passagem à ronda 5 ao terminar no segundo posto o heat que abriu a ronda 4 da repescagem.
Na segunda bateria da ronda 5, o mais velho dos manos Dantas vai defrontar o filipino Roger Casogay, o mexicano Jonathan Melendres e o costarriquenho Dorian Torres.
No heat seguinte, António Dantas tem encontro marcado com o espanhol Jon Garmendia, o irlandês Tom Breen e o norte-americano Chase Lieder.
No setor feminino, depois do afastamento de Raquel Bento, Inês Martins é a única longboarder portuguesa que permanece em competição.
Inês, que não competiu na passada terça-feira, irá defrontar a irlandesa Bea Greenberg, a canadiana Liv Stokes e Jazmine Dean de Porto Rico na segunda bateria da ronda 3 da repescagem.
Numa jornada envolta em polémica, João Aranha, presidente da FPS, sublinhou o sucedido, mas reafirmou o “excelente espírito” da equipa.
“Foi um dia muito longo, muito difícil, em que perdemos o primeiro elemento da Seleção, o que acaba por ser normal nesta altura da competição. Sim, temos dúvidas no julgamento geral do campeonato, mas resistimos unidos e com excelente espírito de grupo rumo aos objetivos a que nos propusemos", disse o responsável federativo.
Esta quarta-feira é o penúltimo dia de competição em El Sunzal. Uma jornada bastante importante, numa altura em que o evento encontra-se na fase decisiva. Os três longboarders portugueses ainda em prova vão estar em ação.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram