O passado fim de semana marcou o arranque do Junior Tour versão 2024, circuito que define os títulos nacionais Sub-20 de surf.
O Projunior Porto & Matosinhos abriu as hostilidades, num evento que também assinalou o início da 10ª edição da Porto & Matosinhos Wave Series, que entre os meses de abril e outubro promove um conjunto de competições de desportos de ondas.
Após dois dias de prova, as ondas da Praia de Matosinhos consagraram Martim Nunes e Maria Salgado.
Campeão nacional Sub-20 nos dois últimos anos, Martim Nunes iniciou da melhor maneira a nova campanha, derrotando Francisco Queimado na final, com o score combinado de 12,90 pts face aos 10,75 pts somados pelo oponente.
Para além da vitória, Martim fez juntamente com Tiago Stock a melhor onda da prova masculina (8,50 pts).
“Estou muito feliz. A vitória surge após um início de ano que não gostei tanto porque tive dois resultados menos positivos. Por vezes, corre mal e há coisas a melhorar. Agora, sinto-me feliz por ter conseguido mostrar o meu surf com consistência, ter feito bons heats e divertir-me com alguns dos meus melhores amigos. Estão todos de parabéns, principalmente, o Francisco Queimado. Agradeço ao David Raimundo e ao Vasco Ribeiro por terem-me ajudado. Foram incansáveis durante todo o campeonato. Voltamos na próxima semana para a Liga MEO para fazer um bom campeonato e mostrar bom surf”, disse o surfista que pelo terceiro ano consecutivo conquistou o Projunior Porto & Matosinhos.
No campo feminino, Maria Salgado repetiu o triunfo alcançado em 2022, ano em que foi vice-campeã nacional Sub-20.
Na final, a jovem surfista de Santa Cruz bateu Gabriela Dinis. Maria anotou o score combinado de 10,00 pts contra os 7,85 pts da atual detentora do título nacional da categoria.
Depois da derrota na final do Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2024, Gabriela Dinis volta a ficar muito perto da vitória neste início de época.
“O campeonato correu bem. Houve uns heats melhores e outros piores. Estou muito contente com o meu resultado porque tenho andado a treinar imenso. Acima de tudo, diverti-me muito. Estive aqui a ser acompanhada por toda a equipa da APS e foi muito giro. Agora é continuar a trabalhar e depois logo vemos no final do circuito", afirmou a autora da melhor onda de todo o campeonato (8,75 pts), performance conseguida logo na ronda inaugural.
O Junior Tour versão 2024 vai continuar pelo Norte do país, mas agora no Minho. A segunda de quatro etapas em agenda vai desenrolar-se em Viana do Castelo, no fim de semana de 18 e 19 de maio.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram