A boa-nova foi revelada pela própria Francisca Veselko através da sua página oficial na rede social Instagram.
A atual campeã nacional Open recebeu o wildcard europeu por parte da World Surf League (WSL) para disputar o circuito Challenger Series 2024, onde estarão em jogo vagas de acesso ao CT do próximo ano.
O wildcard continental surge depois de Veselko ter ficado fora das posições de qualificação para a Challenger Series, pois em termos de ranking concluiu no 12º posto o QS regional europeu 2023/2024, circuito esse que encerrou no passado sábado na Caparica.
A zona de qualificação abrangia os quatro primeiros lugares do ranking, onde pontificaram a recém-coroada bicampeã europeia Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot, vencedora do Caparica Surf Fest e vice-campeã continental, a francesa Tessa Thyssen (3ª) e a basca Janire Gonzalez Etxabarri (4ª).
Com o wildcard atribuído a Kika Veselko, sobe para quatro o número de surfistas portugueses que vão fazer a Challenger Series versão 2024 na totalidade.
Além das mencionadas Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot, junta-se Guilherme Ribeiro, que conseguiu uma inédita qualificação.
A campeã mundial Júnior da WSL em 2022 vai fazer pelo terceiro ano consecutivo o circuito Challenger Series a tempo inteiro.
O ano passado, a duas vezes campeã nacional Open anotou uma forte ponta final de campanha, tendo como ponto alto o terceiro posto obtido no Saquarema Pro, o seu melhor resultado numa etapa da Challenger Series até ao momento.
Kika Veselko foi a melhor representante do surf feminino português ao nível do ranking, fechando na 12ª posição, a menos de 300 pontos do top 10.
A Challenger Series versão 2024 é composta por seis etapas, estando o arranque da campanha marcado para a Gold Coast, na Austrália, já no fim de abril.
O circuito tem passagem por Portugal, com a tradicional etapa da Ericeira, disputada nas direitas de Ribeira d'Ilhas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram