Pela terceira temporada consecutiva, o Margaret River Pro é o evento que decide tudo sobre quais os tops mundiais que ficam acima ou abaixo do cut.
No setor masculino, neste momento há surfistas que já sabem que deixam a divisão máxima do surf mundial após o término da quinta etapa do ano, que encerra a perna australiana.
Neste lote de competidores já despromovidos ao circuito Challenger Series, encontra-se o rookie norte-americano Kade Matson.
O surfista de 21 anos concluiu a primeira aventura pela elite mundial após a derrota sofrida às mãos do brasileiro Italo Ferreira na ronda 3 do Margaret River Pro.
Uma derrota dura, pois Matson lutou até ao toque da buzina pelo triunfo, que mantinha vivas as esperanças de manutenção no circuito mundial de surf na segunda metade do ano.
Não foi possível e quando soube que a sua última onda surfada tinha sido insuficiente para operar a reviravolta, Kade Matson não escondeu a frustração em plena escadaria do mítico Surfers Point de Margaret River.
O jovem surfista californiano, que faz parte da tropa de San Clemente que invadiu o CT em 2024, não aguentou as lágrimas de desalento.
No dia seguinte, através de uma publicação na sua conta oficial na rede social Instagram. Kade reagiu publicamente ao desfecho verificado nas águas do Main Break.
"Nunca tinha chorado assim após uma derrota na minha vida. Sentia-me tranquilo em relação a qualquer desfecho, mas doeu muito estar tão perto", confidenciou Matson.
"Agradeço ao Jake Paterson por ser o melhor treinador que podia ter e aos meus amigos pela ajuda prestada. Confio no processo de Deus e no plano que tem para mim. Agradeço por viver a vida que tenho", referiu o competidor de 21 anos.
Na hora da despedida do CT, Kade Matson deixa a garantia. "#3 (ndr: número da licra) estará de regresso!"
Nos cinco eventos que fez como top mundial, Kado teve como melhor desempenho o quinto posto alcançado em Bells Beach, fruto de ter atingido pela primeira vez os quartos-de-final de uma etapa do circuito mundial de surf.
Nas restantes etapas, o natural de San Clemente foi sempre afastado na terceira ronda.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram