No passado sábado, disputaram-se em Margaret River os Think Mental Health WA Trials, prova que juntou 24 surfistas (12 homens e 12 mulheres) para discutir os dois últimos wildcards para o Margaret River Pro, quinta etapa do CT 2024.
No Oeste australiano, os triunfos e respetivos wildcards ficaram na posse de dois surfistas de diferentes gerações. O desconhecido Otis North, de apenas 17 anos de idade, e a antiga top mundial Bronte Macaulay, que já contabiliza três dezenas de primaveras.
Numa jornada pautada por condições desafiantes, Otis protagonizou a proeza mais grandiosa da sua ainda curta carreira.
Pela primeira vez, North assegurou lugar numa etapa da divisão máxima do surf mundial. "Isto é o pináculo para mim. É um sonho tornado realidade surfar contra os melhores do mundo em Margaret River. Mal posso esperar", não escondeu.
Na final dos trials, Otis North bateu Finn Cox com o score combinado de 14,66 pts face aos 13,47 pts somados pelo oponente.
A estreia de Otis no circuito mundial de surf está marcada para a sexta bateria da ronda 1, onde medirá forças com o norte-americano Griffin Colapinto, vigente líder do ranking mundial, e o havaiano Seth Moniz.
Na prova feminina, Bronte Macaulay conquistou os trials pelo segundo ano consecutivo. Com a pontuação combinada de 15,00 pts, Bronte derrotou a jovem Willow Hardy (13,23 pts) numa final entre duas surfistas goofys.
"Estou muito contente por entrar no quadro principal. Foi um dia desafiante. Havia boas ondas, mas o vento estava forte. Todas as jovens surfistas impressionaram. Fiquei assustada de vê-las, por isso é bom ter avançado. Sinto que o futuro do surf feminino do Oeste australiano é brilhante", analisou Macaulay.
No evento que o seu pai Dave conquistou em 1989, a antiga top mundial iniciará a sua campanha na terceira bateria da ronda 1, tendo pela frente dois jovens talentos do surf norte-americano: a rookie Sawyer Lindblad e o fenómeno Caitlin Simmers, que é a nova comandante do ranking mundial.
Recorde-se que nas duas últimas aparições no Margaret River Pro, sempre como surfista convidada, Bronte Macaulay esteve em evidência nas águas do Main Break, atingindo as meias-finais.
O período de espera do Margaret River Pro é de 11 a 21 de abril, um evento que assume caráter decisivo.
Tudo porque é a derradeira etapa antes do cut, que reduzirá o elenco mundialista para a segunda metade do ano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram