Quinta etapa do circuito mundial de surf de 2024, o Margaret River Pro regressou à água na última madrugada em Portugal continental para uma jornada bem curta.
No Main Break, a organização pretendia realizar pelo menos a ronda 3 feminina. Porém, sob o signo do número 3 foram apenas as baterias efetuadas.
Tudo por causa da fraca oferta de ondas verificada no spot localizado no Oeste australiano, o que levou a organização a interromper o campeonato.
Ainda assim muito houve para contar, com a definição de surfistas que vão ficar abaixo do cut após esta etapa, deixando assim a divisão máxima do surf mundial.
Em Margaret River, o dia começou com uma surpresa. Na bateria inaugural da ronda 3, a australiana India Robinson fez o melhor score combinado da jornada (14,00 pts) para derrotar a francesa Johanne Defay, finalista das últimas duas etapas (Peniche e Bells Beach) e número 2 do ranking mundial.
Desta forma, India chegou pela primeira vez aos quartos-de-final de uma etapa na presente época e em boa-hora o fez, pois tenta escapar ao cut.
A campeã do circuito Challenger Series de 2023 chegou à West Oz abaixo da linha de corte, pelo que precisa de um resultado muito forte para continuar no CT na segunda metade da época.
Quanto a Johanne Defay, a eliminação na ronda 3 do Margaret River Pro é o seu pior resultado em 2024, até ao momento. Um desempenho que deita por terra as esperanças da surfista gaulesa sair da West Oz na posse da licra amarela pela primeira vez na carreira.
Na bateria seguinte, a havaiana Gabriela Bryan mediu forças com a 'aussie' Isabella Nichols, naquela que foi uma reedição da final do Margaret River Pro de 2022.
Desta vez, num heat em que apenas houve três ondas surfadas, a balança pendeu para o lado de Gabriela, que conseguiu atingir a excelência com uma onda de 8,00 pts, a pontuação mais alta do dia.
Gabriela, rookie do ano em 2022, levou a melhor sobre a estreante do ano em 2021, numa bateria onde a surfista derrotada ficava automaticamente fora do CT.
A fava calhou a Isabella Nichols, enquanto Bryan permanece na luta, encontrando-se neste momento acima da linha do corte.
O desfecho desta bateria ditou igualmente a confirmação da despromoção da brasileira Luana Silva, eliminada na repescagem, no dia anterior.
Luana partiu para este evento acima do cut, mas como há dois anos voltou a não conseguir superar o mesmo. Agora, segue-se um escaldante duelo entre India Robinson e Gabriela Bryan, dado tudo aquilo que está em jogo.
No último heat do dia, a australiana Molly Picklum bateu a rookie norte-americana Alyssa Spencer, que assim também despediu-se da elite mundial.
Por disputar nesta ronda 3, estão cinco baterias. Baterias essas que também têm implicações nas contas do cut. Neste momento, existem quatro lugares ainda em aberto no top 10 que segue para o restante da temporada.
Dos heats em agenda, destaque para o duelo que junta a vigente campeã mundial Caroline Marks e a australiana Sally Fitzgibbons e o confronto entre duas veteranas do CT: Tatiana Weston-Webb vs Tyler Wright.
Esta quinta-feira, o mar deve continuar pequeno em Margaret River. Ainda assim, a organização tem chamada marcada para as 2h45 (hora de Portugal continental), com potencial início de ação às 3h03.
Com o período de espera a prolongar-se até domingo e dadas as previsões do mar, o Margaret River Pro só deverá mesmo ficar concluído no fim de semana.
Quem sabe no derradeiro dia da janela de espera, o que já sucedeu por mais do que uma ocasião nas etapas já disputadas em 2024.
Resultados ronda 3 feminina:
HEAT 1: India Robinson (AUS) 14.00 DEF. Johanne Defay (FRA) 12.00
HEAT 2: Gabriela Bryan (HAW) 12.67 DEF. Isabella Nichols (AUS) 7.33
HEAT 3: Molly Picklum (AUS) 13.43 DEF. Alyssa Spencer (USA) 11.10
Heats restantes ronda 3 feminina:
HEAT 4: Brisa Hennessy (CRC) vs. Lakey Peterson (USA)
HEAT 5: Caitlin Simmers (USA) vs. Sophie McCulloch (AUS)
HEAT 6: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Tyler Wright (AUS)
HEAT 7: Caroline Marks (USA) vs. Sally Fitzgibbons (AUS)
HEAT 8: Bettylou Sakura Johnson (HAW) vs. Sawyer Lindblad (USA)
Heats oitavos-de-final masculino:
HEAT 1: John John Florence (HAW) vs. Gabriel Medina (BRA)
HEAT 2: Miguel Pupo (BRA) vs. Samuel Pupo (BRA)
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) vs. Ramzi Boukhiam (MAR)
HEAT 4: George Pittar (AUS) vs. Liam O'Brien (AUS)
HEAT 5: Ethan Ewing (AUS) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 6: Jordy Smith (RSA) vs. Caio Ibelli (BRA)
HEAT 7: Jake Marshall (USA) vs. Imaikalani deVault (HAW)
HEAT 8: Italo Ferreira (BRA) vs. Jack Robinson (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram