Não há duas sem três, já diz a velha máxima, que bem se pode aplicar ao que tem acontecido no setor masculino do circuito mundial de surf.
Pela terceira temporada consecutiva, o surfista que terminou como rookie do ano na campanha anterior é despromovido ao circuito Challenger Series, por força de não conseguir superar o cut de meio da época.
Depois do australiano Morgan Cibilic em 2022 e do brasileiro Samuel Pupo em 2023, agora a fava saiu ao havaiano Ian Gentil, nesta que já é uma 'maldição' que paira sobre o CT masculino.
Em 2024, o cut não foi Gentil para o surfista que até chegou ao decisivo Margaret River Pro acima da linha de corte, ocupando o 22º lugar do ranking, último lugar da salvação.
Porém, a eliminação na ronda 3 diante do conterrâneo Imaikalani deVault aliada aos resultados de outros surfistas ditou a despromoção do residente na ilha de Maui.
Foi por somente 0,3 pts que Ian caiu na West Oz. "Sinto que devia ter seguido em frente. As baterias apertadas são as piores de perder, mas estou contente pelo meu amigo Imakalani deVault", escreveu o surfista de 27 anos em publicação na sua conta oficial na rede social Instagram.
Desalentado, mas já com o foco na requalificação via Challenger Series, que arranca já no final do mês na Austrália.
"Pelo lado positivo, sinto-me em forma e continuo motivado para enfrentar a Challenger Series. Apesar de ser difícil de perceber, sei que algo de bom sairá disto, obrigando-me a ser melhor", analisou Ian Gentil.
No CT versão 2024, o competidor havaiano teve um forte início de época, igualando o seu melhor desempenho numa etapa da elite mundial com o terceiro posto em Pipeline.
Contudo, nos quatro eventos seguintes, Ian não conseguiu dar continuidade à boa forma exibida na onda rainha do surf mundial.
Por três ocasiões (Sunset Beach, Bells Beach e Margaret River), Gentil foi afastado na terceiro ronda somando outra eliminação de primeira (Peniche).
Tudo junto, ditou a saída da divisão máxima do surf mundial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram