Teve início esta sexta-feira o Somersby Porto Pro, aquela que é a segunda etapa da Liga MEO Surf de 2024, competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Numa jornada marcada por sol, temperaturas elevadas e boas ondas, o dia inaugural em Leça da Palmeira teve a realização de 26 heats, correspondentes aos trials do setor masculino e à ronda 1 para homens e mulheres.
Martim Nunes e Mafalda Lopes foram os protagonistas das melhores performances em ambas os setores, num dia em que os cabeças-de-série dominaram os acontecimentos, conseguindo scores robustos, não dando azo a grandes surpresas.
Ao contrário do que sucede habitualmente nas etapas do Liga MEO Surf, desta feita a ação não começou com os trials do setor masculino, mas sim com a ronda 1 das senhoras.
Ronda essa em que Mafalda Lopes deu espetáculo logo pela manhã, anotando o melhor score combinado com 14,50 pts, contribuindo para esse pecúlio uma onda de 8,00 pts.
Teresa Bonvalot (atual líder do ranking nacional), Gabriela Dinis, Francisca Veselko (campeã nacional em título) e Maria Salgado também venceram os seus compromissos.
A grande surpresa foi a eliminação de Carolina Mendes, que vinha de um terceiro lugar na etapa anterior (Figueira da Foz). Na segunda bateria da ronda inaugural, marcada por pontuações combinadas abaixo dos 10,00 pts, a bicampeã nacional Open não foi além do terceiro posto, somando apenas 3,75 pts.
Carol não se encontrou com o mar de Leça da Palmeira, tendo sido batida pelas jovens Lua Escudeiro (9,50 pts) e Sofia Matos (5,30 pts), primeira e segunda classificadas, respetivamente.
No setor masculino, o maior destaque da ronda 1 vai para o jovem Martim Nunes. O bicampeão nacional Sub-20 foi o autor da melhor onda (8,75 pts) e score combinado (16,50 pts) de todo o dia.
Uma entrada de rompante por parte de Martim no Somersby Porto Pro, onde em 2023 conseguiu o terceiro posto, o seu melhor resultado em etapas da Liga MEO Surf até ao momento.
Guilherme Fonseca, Guilherme Ribeiro, Martim Paulino, Francisco Ordonhas e o vigente campeão nacional Joaquim Chaves foram os outros surfistas que vencerem baterias com pontuações combinadas iguais ou superiores a 14,00 pts.
Por sua vez, Tomás Fernandes, atual comandante do ranking nacional, não teve uma estreia fácil no evento que conquistou em 2019.
Tomás teve um primeira bateria difícil e só a três minutos do fim conseguiu operar a reviravolta, saltando para o primeiro posto, com 10,90 pts.
Das 16 baterias que compuseram a ronda 1 da prova masculina, apenas duas não terminaram com triunfos por parte dos cabeças-de-série.
Afonso Pinto, recém-convocado para o Mundial ISA Júnior, e Martim Carrasco fizeram a desfeita a Arron Strong e Luís Perloiro, respetivamente.
Para este sábado, as previsões apontam para a continuação das boas ondas, bem como do tempo quente, pelo que antevê-se mais um longo dia de ação em Leça da Palmeira.
A chamada está marcada para as 8h00 (hora de Portugal continental).
2º dia – Sábado, 13 de abril (sujeito a alteração)
08h00 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
17h00 – Corona & Somersby Sunset Party (por confirmar)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram