Em 2024, Portugal conta com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito do que em 2023.
O anúncio foi feito esta terça-feira no Aquário Vasco da Gama, no Dafundo (Oeiras), por José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa.
Em termos de praias, na próxima época balnear, 398 areais vão hastear a Bandeira Azul, estando distribuídos por 103 municípios (arquipélagos incluídos).
Face a 2023, houve um aumento de quatro areais distinguidos com o galardão.
As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (89, mais duas do que no ano passado), Centro (48, mais uma), Tejo (75, menos uma), Alentejo (38, menos uma), Algarve (86, mais uma), Açores (45, mais uma) e Madeira (17, mais uma).
Uma praia distinguida com Bandeira Azul obedece a vários critérios, entre os quais a qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
O presidente da Associação Bandeira Azul da Europa considerou uma “boa notícia” o número de praias, marinas e embarcações “ter voltado a crescer”, apontando que nas praias se está “resvés para chegar às 400”.
José Archer destacou também o “contínuo crescimento das praias do interior”, admitindo que são “naturalmente muito mais sensíveis, mais difícil de atingir e manter”.
“Portugal destaca-se enormemente nas praias do interior. Somos, a nível mundial, o segundo país com mais praias de interior [fluviais], com 49, mais do dobro de Espanha e de Itália é um número que merece realce”, entende.
Em relação à perda da Bandeira Azul, José Archer disse que todas as situações, em relação ao ano passado, tiveram em conta a qualidade da água, sendo que no caso da Zambujeira do Mar está relacionada com o impacto do festival de verão que decorre naquela localidade do sudoeste alentejano.
A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira está marcada para o dia 1 de junho na Praia da Fontinha, no Porto Santo.
O primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Agroal, Ourém, no distrito de Santarém, a7 de junho.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram