Cole Houshmand e Caitlin Simmers conquistaram a 61ª edição do Rip Curl Pro Bells Beach, quarta etapa do circuito mundial de surf de 2024. Tanto Cole como Caity tocaram pela primeira vez o sino mais famoso do surf mundial.
A histórica prova australiana foi marcada por muitas surpresas e terminou com superioridade total por parte dos surfistas californianos.
Simmers, que recuperou a liderança do ranking mundial, fez história ao tornar-se com 18 anos de idade na mais jovem mulher a conquistar o Rip Curl Pro Bells Beach. Esta foi igualmente a segunda vitória de Caity na presente época, depois de também ter saído vencedora do CT de Pipeline, o evento inaugural do ano.
Quer isto dizer que 50% das etapas já disputadas em 2024 tiveram a mesma campeã e curiosamente tratam-se dos dois eventos com maior tradição do CT. Definitivamente, estamos perante uma surfista talhada para os grandes feitos.
Por sua vez, Cole Houshmand venceu pela primeira vez uma etapa do CT, neste que é o seu ano de estreia na elite mundial.
Cole, de 23 anos, culminou uma campanha em que deixou pelo caminho Gabriel Medina (na tal bateria que gerou muita polémica) e Ethan Ewing (campeão em Bells em 2023), sendo que na final bateu Griffin Colapinto, que apesar da derrota reforçou a liderança do ranking mundial.
Desde Kelly Slater em 2010 que nenhum surfista norte-americano tocava o sino em Bells Beach, sendo que Houshmand é igualmente o primeiro californiano a triunfar nesta latitude desde Richie Collins no distante ano de 1992.
Abaixo do cut na chegada à Austrália, Houshmand saltou 18 posições no ranking mundial e já garantiu que ficará acima da linha de corte após a etapa seguinte (Margaret River). O atual oitavo classificado da hierarquia assegurou a continuidade no CT e a requalificação para 2025.
Neste dia final, disputado no Bells Bowl, apenas seis baterias foram colocadas na água, já sem surfistas brasileiros e australianos em ação.
No setor masculino, Cole Houshmand e Griffin Colapinto marcaram encontro no heat decisivo após vencerem Matthew McGillivray e Rio Waida, respetivamente, nas meias-finais. O terceiro lugar de Rio Waida constitui o melhor desempenho do surfista indonésio numa etapa do CT, até ao momento.
Na final 100% californiana, Cole superiorizou-se a Griffin com o score combinado de 13,50 pts face aos 12,80 pts averbados pelo conterrâneo.
Curiosamente, os vencedores finais do MEO Rip Curl Pro Portugal saíram derrotados das finais do Rip Curl Pro Bells Beach.
Para além de Griffin Colapinto, Johanne Defay também não conseguiu replicar o êxito de Supertubos, falhando assim a proeza de ser a primeira surfista europeia a vencer o CT de Bells.
Defay esteve mesmo muito perto de consumar esse feito, mas Caitlin Simmers estragou os planos ao fazer a reviravolta nos derradeiros segundos de uma final na qual a surfista vencedora ficaria na posse da licra amarela.
No tudo ou nada, Simmers mostrou uma notável frieza, não obstante a tenra idade, fazendo uma onda de 6,67 pts quando necessitava de apenas 5,50 pts para tomar o comando.
Um desfecho bastante emotivo no Bells Bowl, com Caitlin a agarrar a vitória somando 12,77 pts face aos 11,60 pts de Johanne.
Antes, nas meias-finais, Caitlin Simmers tinha levado a melhor sobre a vigente campeã mundial Caroline Marks, enquanto Johanne Defay superiorizou-se à costarriquenha Brisa Hennessy, que pela terceira vez em quatro eventos foi semi-finalista.
Terminada a passagem por Bells Beach, o circuito mundial de surf vai continuar pela Austrália, mas desta feita no Oeste.
O Margaret River Pro disputa-se entre os dias 11 e 21 de abril. Trata-se da etapa que vai definir os surfistas que vão ficar acima e abaixo do cut. Por isso, antevê-se muito drama na West Oz.
Resultado final feminina:
1ª Caitlin Simmers (USA) 12.77
2ª Johanne Defay (FRA) 11.60
Resultado final masculina:
1º Cole Houshmand (USA) 13.50
2º Griffin Colapinto (USA) 12.80
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Johanne Defay (FRA) 13.53 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 12.10
HEAT 2: Caitlin Simmers (USA) 13.93 DEF. Caroline Marks (USA) 9.24
Resultados meias-finais masculinas:
HEAT 1: Cole Houshmand (USA) 13.14 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 7.77
HEAT 2: Griffin Colapinto (USA) 16.83 DEF. Rio Waida (INA) 14.53
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram