Entre 2007 e 2022, a australiana Tyler Wright foi a única surfista que conseguiu romper com o domínio da compatriota Stephanie Gilmore e da havaiana Carissa Moore na conquista de títulos mundiais.
E fê-lo em grande estilo, pois a mana de Owen e Mikey Wright foi a rainha do surf mundial durante duas temporadas consecutivas (2016 e 2017).
Porém, para além destas históricas conquistas, a carreira de Tyler é também marcada por diferentes complicações ao nível da saúde, que têm sido um autêntico quebra-cabeças.
No verão de 2018, Wright contraiu gripe A e ficou fora de ação durante um ano e meio. A surfista australiana só voltou a vestir a licra de competição em dezembro de 2019.
O interregno foi muito longo, mas Tyler Wright mostrou que quem sabe nunca esquece, pois foi vice-campeã do CT de Maui, sendo apenas travada por Steph Gilmore.
Em 2024, a surfista de 29 anos está a cumprir nova temporada na elite do surf mundial feminino. O arranque de campanha foi discreto, dois nonos lugares na perna havaiana.
Contudo, no MEO Rip Curl Pro Portugal, Wright voltou a reencontrar-se com as boas sensações e já está nas meias-finais do evento que será concluído no próximo sábado.
De volta à melhor versão do seu surf, Tyler revelou que no último defeso foi submetida a uma intervenção cirúrgica que representou uma "mudança de vida", debelando um problema que já apoquentava há muito.
"Basicamente, as minhas vias respiratórias são muito pequenas. Durante o defeso, decidi expandi-las", confidenciou a surfista 'aussie' após o triunfo sobre a rookie norte-americana Alyssa Spencer na ronda 3, disputada nas ondas do Molhe Leste.
Antes da operação, que foi um "sucesso", Tyler explicou que na "maior parte das vezes ficava sem oxigenação e semi-sufocada".
Os médicos e especialistas ficaram incrédulos, chegando a dizer à bicampeã mundial que "não sabiam como é que conseguia fazer" tudo aquilo que faz.
"Esta é apenas a primeira etapa e meia de um múltiplo processo", refere a surfista campeã do evento que levou pela primeira vez as tops mundiais a Pipeline.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram