O antepenúltimo dia de competição do Mundial ISA de Porto Rico, que desenrola-se até domingo, foi de contrastes para a Seleção Nacional de Surf.
Entre as senhoras, Teresa Bonvalot avançou nas repescagens, permitindo que Portugal continue bem dentro da luta pela vaga extra para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, que será atribuída ao país vencedor da classificação coletiva feminina.
Isto após Yolanda Hopkins ter assegurado na véspera uma vaga nas Olimpíadas, juntando-se a Teresa Bonvalot, qualificada via CT 2023.
No setor masculino, o cenário contrasta. Já é certo que não haverá representação lusa no evento a disputar no próximo verão em Teahupoo, no Taiti, na sequência das eliminações de Frederico Morais e Guilherme Fonseca nas repescagens, o que também encerrou a prestação portuguesa na prova masculina deste Mundial ISA.
A sexta ronda da repescagem ditou o adeus de Frederico Morais, que foi o terceiro colocado (9,80 pts) na sexta bateria, atrás do germânico Tim Elter (9,93 pts) e do brasileiro Filipe Toledo (12,17 pts), campeão mundial da WSL em exercício.
Ao contrário do que aconteceu em Tóquio'2020, onde acabou por falhar o evento devido a infeção por Covid-19, desta feita Kikas não consegue repetir a qualificação para a maior competição desportiva do mundo.
Na ronda seguinte, Toledo foi igualmente um dos responsáveis pelo afastamento de Guilherme Fonseca. Depois de ultrapassar a sexta ronda, o medalhado de cobre no Mundial ISA de 2022 quedou-se pelo quarto posto (8,93 pts) no terceiro e derradeiro heat da sétima ronda de repescagem.
Gui foi derrotado pelos tops mundiais Filipe Toledo (10,76 pts) e Yago Dora (10,67 pts), tendo ainda ficado atrás do chileno Manuel Selman (10,47 pts).
No lado feminino, após ter caído para as repescagens na véspera por apenas 0,10 pts, Teresa Bonvalot iniciou da melhor forma o trajeto nessa fase.
A medalhada de bronze no Mundial ISA de 2021 conquistou a segunda bateria da ronda 6, com o score combinado de 11,60 pts.
Um triunfo sólido diante da gaulesa Tessa Thyssen (8,56 pts), da peruana Daniella Rosas (7,63 pts) e da australiana Molly Picklum (5,10 pts), que é a atual líder do ranking mundial da World Surf League (WSL). Tanto Daniella como Pickles foram eliminadas do Mundial ISA 2024.
Agora, no segundo e último heat da ronda 7 da repescagem, Teresa vai defrontar três surfistas que também estarão presentes nas Olimpíadas: Carissa Moore, primeira campeã olímpica da história e cinco vezes campeã mundial da WSL, a canadiana Sanoa Dempfle-Olin e Siqi Yang, que é a primeira surfista a qualificar a China para uma prova olímpica de surf. As duas primeiras classificadas seguem para a fase seguinte, enquanto as restantes surfistas são eliminadas.
Já Yolanda Hopkins não esteve em ação esta sexta-feira. Único elemento da equipa portuguesa que permanece no quadro principal do evento, a vice-campeã mundial ISA em 2021 está inserida na bateria inaugural da ronda 5.
Yo tem encontro marcado com a espanhola Nadia Erostarbe, a peruana Sol Aguirre e a norte-americana Caroline Marks, vigente campeã do mundo da WSL.
"Estamos muito orgulhosos da carreira desta Seleção no Mundial, onde já conquistámos uma vaga e estamos confiantes de que poderemos, com a Yolanda e a Teresa, arrecadar ainda mais uma vaga se elas conseguirem vencer a competição feminina. Temos dois dias pela frente e vamos ver o que nos reservam”, afirmou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, em comunicado oficial.
À entrada para os dois últimos dias de prova, Portugal está na luta pela vitória na classificação coletiva feminina, ocupando o terceiro lugar a somente 80 pontos da vizinha Espanha, que surpreendentemente está no comando. Pelo meio, encontra-se o Brasil.
Em caso de triunfo, o conjunto luso será premiado com uma vaga extra para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.
No que diz respeito à classificação coletiva absoluta, Portugal baixou três posições face à véspera, ocupando agora o nono posto da tabela que é liderada pelo país irmão, o Brasil.
Este sábado, penúltimo dia de prova, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot vão estar em ação num dia importante e que se espera de emoções fortes na onda de Rastrial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram