No segundo dia do período de espera do Rip Curl Pro Bells Beach, quarta etapa do circuito mundial de surf de 2024, houve novamente ação.
Ao contrário do verificado na véspera, a elite do surf mundial não mediu forças no famoso Bells Bowl devido ao decréscimo do swell.
Desta forma, a competição foi movida para o point break de Winkipop, pico que está situado bem perto do Bells Bowl.
Num dia que acabou por ser mais curto do que o esperado pela organização, a ronda 3 masculina não foi concluída, as direitas de Winkipop foram palco de algumas surpresas, que atiraram para fora de competição alguns dos principais nomes do surf australiano atual.
Na prova feminina, que atraiu as atenções durante grande parte da jornada, as baterias disputadas ditaram que haverá uma nova líder do ranking mundial após o Rip Curl Pro Bells Beach e que o histórico evento australiano terá uma vencedora diferente em comparação com as duas edições transatas.
Detentora da licra amarela na chegada a Bells Beach, Molly Picklum foi eliminada na ronda 3 pela rookie norte-americana Sawyer Lindblad, que atingiu pela primeira vez os quartos-de-final de uma etapa do CT.
'Pickles' deu continuidade ao menor fulgor verificado na jornada anterior, onde tinha sido relegada para as repescagens.
Repescagens essas que abriram o dia de competição em Winkipop, determinando as eliminações da local India Robinson e da rookie norte-americana Alyssa Spencer, duas surfistas que estão em apuros quanto ao cut.
Depois de uma perna havaiana em grande, na qual venceu em Sunset Beach e foi finalista vencida em Pipe, a surfista australiana está a atravessar um momento menos exuberante.
A eliminação precoce em Bells Beach teve como consequência a perda da liderança do ranking, dado aquilo que foi verificado duas baterias antes.
No heat inaugural da ronda 3, Johanne Defay, vice-líder do ranking antes da visita a Bells Beach, arrecadou o triunfo e saltou virtualmente para o topo da hierarquia.
Com a pontuação combinada de 15,46 pts, a recente vencedora do MEO Rip Curl Pro Portugal anotou o segundo melhor score combinado da ronda 3 no triunfo sobre a 'aussie' Sally Fitzgibbons, que tal como em 2023 está em maus lençóis quanto ao cut.
Nos quartos-de-final, Johanne vai medir forças com a surpreendente Ellie Harrison. A fazer a estreia numa etapa do CT, beneficiando de um wildcard por ter vencido os trials, a surfista de apenas 18 anos causou a surpresa diante da bicampeã mundial Tyler Wright, sendo a responsável pela eliminação da vencedora das duas últimas edições do Rip Curl Pro Bells Beach.
Um verdadeiro conto de fadas aquele que está a viver Harrison, que na ronda inaugural também tinha surpreendido ao vencer a sua bateria, contribuindo para a já mencionada queda de Molly Picklum nas repescagens.
A par da compatriota Sawyer Lindblad, a melhor exibição da ronda 3 foi da autoria da vigente campeã mundial Caroline Marks, com 15,67 pts somados.
Nos 'quartos', Caroline irá defrontar a brasileira Tatian Weston-Webb, que veio das repescagens e derrotou a compatriota Luana Silva nos oitavos.
Os outros embates dos quartos-de-final opõem Sawyer Lindblad e Brisa Hennessy, de volta às boas sensações após ter desistido do CT de Peniche devido à perfuração do tímpano esquerdo, e Caitlin Simmers vs Gabriela Bryan, que chegou a esta fase após eliminar a também havaiana Bettylou Sakura Johnson, terceira classificada do ranking antes da prova.
No setor masculino, onde Frederico Morais não vestiu a licra de competição, o afastamento de Jack Robinson foi a grande surpresa nas cinco baterias colocadas na água.
Logo no heat inaugural da ronda 3, 'Robbo' foi surpreendido pelo compatriota Morgan Cibilic, antigo top mundial e surfista que está a substituir o lesionado João Chianca.
Ryan Callinan, Samuel Pupo, Matthew McGillivray e Ethan Ewing foram os restantes vencedores das baterias levadas a cabo.
Campeão em título do Rip Curl Pro Bells Beach, Ewing esteve muito perto de ter o mesmo desfecho de Jack Robinson. Foi já na contagem regressiva do duelo com o wildcard George Pittar que Ethan conseguiu evitar mais uma surpresa, mantendo as esperanças em repetir a proeza do compatriota Mick Fanning, o último homem que venceu por duas vezes consecutivas (2014 e 2015) em Bells Beach.
Com o esperado decréscimo da ondulação, o terceiro dia do período de espera do Rip Curl Pro Bells Beach deverá marcar o primeiro lay day. A chamada acontece às 20h45 (hora de Portugal continental).
Resultados repescagem feminina:
HEAT 1: Sophie McCulloch (AUS) 13.17 DEF. Molly Picklum (AUS) 11.50, India Robinson (AUS) 4.67
HEAT 2: Caitlin Simmers (USA) 12.04 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.23, Alyssa Spencer (USA) 10.56
Resultados ronda 3 feminina:
HEAT 1: Johanne Defay (FRA) 15.46 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 13.17
HEAT 2: Ellie Harrison (AUS) 13.73 DEF. Tyler Wright (AUS) 12.74
HEAT 3: Sawyer Lindblad (USA) 15.67 DEF. Molly Picklum (AUS) 11.74
HEAT 4: Brisa Hennessy (CRC) 12.74 DEF. Lakey Peterson (USA) 12.73
HEAT 5: Caroline Marks (USA) 15.67 DEF. Sophie McCulloch (AUS) 12.10
HEAT 6: Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.97 DEF. Luana Silva (BRA) 11.67
HEAT 7: Caitlin Simmers (USA) 13.10 DEF. Isabella Nichols (AUS) 12.93
HEAT 8: Gabriela Bryan (HAW) 13.83 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 12.04
Resultados ronda 3 masculina:
HEAT 1: Morgan Cibilic (AUS) 13.64 DEF. Jack Robinson (AUS) 12.93
HEAT 2: Ryan Callinan (AUS) 14.50 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 7.13
HEAT 3: Samuel Pupo (BRA) 15.23 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 9.70
HEAT 4: Matthew McGillivray (RSA) 10.66 DEF. Connor O'Leary (JPN) 9.34
HEAT 5: Ethan Ewing (AUS) 12.93 DEF. George Pittar (AUS) 12.73
Heats restantes ronda 3 masculina:
HEAT 6: Ramzi Boukhiam (MAR) vs. Liam O'Brien (AUS)
HEAT 7: Gabriel Medina (BRA) vs. Cole Houshmand (USA)
HEAT 8: Kanoa Igarashi (JPN) vs. Jacob Willcox (AUS)
HEAT 9: Griffin Colapinto (USA) vs. Tully Wylie (AUS)
HEAT 10: Miguel Pupo (BRA) vs. Crosby Colapinto (USA)
HEAT 11: Barron Mamiya (HAW) vs. Kelly Slater (USA)
HEAT 12: Jake Marshall (USA) vs. Frederico Morais (POR)
HEAT 13: John John Florence (HAW) vs. Kade Matson (USA)
HEAT 14: Yago Dora (BRA) vs. Ian Gentil (HAW)
HEAT 15: Italo Ferreira (BRA) vs. Rio Waida (INA)
HEAT 16: Jordy Smith (RSA) vs. Caio Ibelli (BRA)
Heats quartos-de-final femininos:
HEAT 1: Johanne Defay (FRA) vs. Ellie Harrison (AUS)
HEAT 2: Sawyer Lindblad (USA) vs. Brisa Hennessy (CRC)
HEAT 3: Caroline Marks (USA) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA)
HEAT 4: Caitlin Simmers (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram