Depois de um domingo com uma deslocação à Praia do Molhe Leste, o MEO Rip Curl Pro Portugal está de volta ao seu palco principal, a Praia de Supertubos.
Conforme esperado, as condições melhoraram no mais famoso beach break do Oeste português, o que permite a retoma da ação no evento cujo período espera prolonga-se até ao próximo sábado, dia 16 de março.
Do plano de festas consta a realização da ronda 3 e dos oitavos-de-final do setor masculino, sendo que os quartos-de-final (masculino e feminino) encontram-se em standby, naquele que se prevê que venha a ser um longo dia de surf na Capital da Onda.
Porém, após o início de prova às 7h03 (hora de Portugal continental), a mesma foi interrompida antes das 8h30, face à pouca oferta de ondas verificada, conforme explicou Renato Hickel, diretor dos Tours e de Competição da World Surf League (WSL).
De modo a possibilitar mais oportunidades aos surfistas, a organização irá aguardar pelo encher da maré para colocar a competição novamente em andamento. Nova chamada está marcada para as 10h45 para um potencial reinício de prova às 11h00.
Das três baterias realizadas, destaque para a eliminação do sul-africano Jordy Smith às mãos do rookie norte-americano Cole Houshmand, que assim acedeu pela primeira vez aos oitavos-de-final de uma etapa do circuito mundial de surf.
Quanto a Jordy Smith sai de Portugal com um resultado mais discreto após uma perna havaiana na qual exibiu uma forma que há muito já não era vista entre a elite mundial. O gigante surfista africano chegou sempre pelo menos aos quartos-de-final.
Nos restantes duelos que já tiveram lugar em Supertubos, John John Florence, atual líder do ranking mundial, superiorizou-se ao rookie norte-americano Kade Matson no heat inaugural da jornada, enquanto na bateria seguinte o norte-americano Jake Marshall bateu o 'aussie' Liam O'Brien, marcando encontro com John John nos oitavos-de-final.
Recorde-se que nesta ronda 3 do MEO Rip Curl Pro Portugal teremos em ação os resistentes da armada lusa, que ontem ficou reduzida a metade na sequência das eliminações de Joaquim Chaves e Francisca Veselko.
Na oitava bateria, Frederico Morais mede forças com o brasileiro Yago Dora. Na heat que se segue, o jovem Matias Canhoto, que está a substituir o lesionado Kelly Slater, divide o lineup com o australiano Jack Robinson, finalista vencido da edição transata.
Os heats estão a ser disputados em formato 'overlapping' (sobrepostos) com a duração de 40 minutos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram