Nesta altura, os olhares estão todos centrados no MEO Rip Curl Pro Portugal, cuja conclusão está marcada para este sábado, dia 16 de março.
Porém, uma vez concluída a etapa lusa do CT, o surf de competição vai continuar em Portugal poucos dias depois com o arranque da Liga MEO Surf versão 2024.
Entre os dias 22 e 24 de março, a emblemática Praia do Cabedelo recebe o Allianz Figueira Pro, a primeira de cinco etapas em agenda para a nova época.
Esta será a terceira temporada consecutiva em que a Figueira da Foz recebe a etapa inaugural da competição que define os títulos máximos do surf nacional, que este ano celebra a 14ª edição.
O Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown. O já histórico sub-troféu assinala a 10ª edição em 2024 e irá distinguir os surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande (Açores).
“O Allianz Figueira Pro marca o arranque dos eventos de desportos de ondas na nossa cidade, que têm na Praia do Cabedelo umas das referências nacionais. O Município da Figueira da Foz não pode, por isso, deixar de reconhecer o impacto que a aposta da Associação Nacional de Surfistas tem efetuado na realização da principal competição do surf nacional, consolidando-a como um dos mais relevantes eventos desportivos em Portugal. Desejo, por isso, que a edição de 2024 volte a ser um enorme sucesso", afirma Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Joaquim Chaves e Francisca Veselko são os atuais campeões nacionais Open, ainda que no ano passado a etapa figueirense tenha sido conquistada por Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis.
“A final do ano passado na Figueira da Foz foi importantíssima para mim. Tinha acabado 2022 com a licra amarela e começar 2023 com uma vitória e manter a licra provou que todo o trabalho da pré-época tinha resultado. Foi uma final memorável que fica para a história contra o Afonso Antunes, um dos meus grandes amigos. Começar o ano com uma vitória ou um bom resultado pode não querer dizer nada em termos de contas, mas, para mim, significa muito em termos de confiança. E dá para perceber em que nível estou e se toda a preparação que tive nos quatro ou cinco meses de paragem foi bem feita. Não é fácil estar muitos meses sem competir. Esta etapa vai ser uma demonstração disso mesmo, onde vou tentar começar com um bom resultado para iniciar o ano com a confiança no máximo não só na Liga MEO Surf, mas também em todos os campeonatos que aí vêm. A etapa da Figueira da Foz é a minha preferida na Liga MEO Surf. Sinto-me à vontade naquele tipo de ondas esteja mar grande ou pequeno. É uma onda em que consigo adaptar-me bem e faz o meu género de surf. Os meus objetivos na Liga MEO Surf são etapa a etapa, dar o meu melhor e tentar sair vitorioso em todas elas. Se isso acontecer, o grande objetivo de voltar a ser campeão nacional será concretizado", diz Guilherme Ribeiro.
Já Gabriela Dinis explica que a "vitória em 2023 foi logo um boost de confiança no início do ano. Foi muito importante para mim. Fiquei super feliz por ser uma etapa em que consegui mostrar o meu surf. E, acima de tudo, por ter sido nas ondas da Figueira da Foz, uma direita com força, que adoro e considero ter as condições ideais para mim sendo um dos pontos fortes do meu surf. Na verdade, apesar de, no ano passado, o mar ter estado um bocadinho grande e difícil, acabámos por ter sorte porque houve heats com boas direitas. Por mim, se o mar este ano estiver igual, está perfeito. Obviamente que estou muito motivada para 2024 e não podia estar mais feliz por a Liga MEO Surf começar na Figueira da Foz. Tenho treinado bastante e passado muito tempo dentro de água, conciliando também com a faculdade. Quero voltar a ganhar. Já não compito há alguns meses, mas quero que o meu foco seja igual ao do ano passado: fazer o meu melhor heat a heat em vez de estar já focada no resultado final".
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no ronda 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais.
A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado através da transmissão em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, Botão Azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e nas redes sociais em @ansurfistas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram