Depois de três lay days consecutivos, na sequência da tempestade que atingiu Peniche e o restante território continental luso, o MEO Rip Curl Pro Portugal regressou à água este domingo, dia de eleições legislativas.
A retoma da ação não acontece em Supertubos, palco definido para a competição, mas sim na Praia do Molhe Leste, uns metros mais a norte, que recebe o evento pela primeira vez desde 2015 em virtude de apresentar melhores condições em comparação com o mais famoso beach break do Oeste português.
Num dia que vai ser dedicado na maioria à prova feminina, o setor masculino apenas vai disputar a ronda de repescagem, a armada lusa estreou-se na água com Francisca Veselko.
A participar pela primeira vez numa etapa do circuito mundial de surf, beneficiando do estatuto de wildcard, Kika entrou em cena na terceira bateria da ronda inaugural, medindo forças com a atual campeã mundial Caroline Marks e a havaiana Gabriela Bryan, rookie do ano em 2022.
A vigente campeã nacional Open foi relegada para a ronda de repescagem, depois de ter falhado por muito pouco a passagem direta à ronda 3. Kika ficou apenas a 0,16 pontos de tal objetivo.
Veselko fez o score combinado de 8,67 pts contra os 8,83 pts somados por Gabriela Bryan e os 10,50 pts de Caroline Marks, vencedora do heat.
A campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) de 2022 até anotou a segunda melhor onda da bateria (5,90 pts), mas ficou a faltar um backup mais robusto para garantir desde já o acesso direto à ronda 3.
"Foi íncrível. Nas primeiras ondas nem sentia as pernas. Estava nervosa. Depois daquele 5,90 pts comecei a ganhar um pouco mais de confiança. Fui à procura do backup. Demorou um bocadinho e não foi suficiente, mas tenho agora uma segunda chance na ronda de repescagem", disse a jovem surfista portuguesa em conversa com o MEO Beachcam após a bateria.
Quanto ao estado do mar do Molhe Leste, a competidora de Carcavelos não esconde que este encontra-se "muito difícil", sublinhando a dificuldade em "ler a onda". Porém, "há oportunidades".
Ainda este domingo, Kika Veselko volta a entrar em ação, logo na bateria que abre a ronda de repescagem, que vai marcar as primeiras eliminações da prova feminina.
A prodigiosa Caitlin Simmers, recente vencedora do Pipe Pro e campeã em título da etapa penichense, será uma das oponentes, faltando ainda definir o nome da segunda surfista. Para seguir em frente, Francisca terá de terminar o heat inserida nas duas primeiras posições.
Em termos de armada lusa, num dia em que Frederico Morais e Matias Canhoto não vão competir, o próximo atleta a vestir a licra de competição é Joaquim Chaves, atual campeão nacional Open.
Tal acontecerá depois das 11h00 (hora de Portugal continental) na primeira bateria da ronda de repescagem. Os norte-americanos Griffin Colapinto e Jake Marshall são as adversários do surfista lisboeta.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram