Primeira baixa na armada lusa presente no MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024, que decorre este domingo na Praia do Molhe Leste, face às condições desfavoráveis verificadas em Supertubos.
Em estreia numa etapa CT, beneficiando de um wildcard, Joaquim Chaves foi eliminado na ronda de repescagem do evento luso, terminando o mesmo na 33º posição.
Na bateria inaugural dessa fase, que foi marcada por scores combinados de dois dígitos por parte dos três competidores na água, o atual campeão nacional Open alcançou o terceiro posto, ficando atrás dos norte-americanos Jake Marshall (11,46 pts) e de Griffin Colapinto (14,80 pts), que obteve um sólido triunfo nas águas do Molhe Leste.
Esta foi uma bateria em que Joaquim não esteve a 100% em termos físicos, pois ressentiu-se de uma lesão nas costas no free surf matinal deste domingo.
"Antes do campeonato, já tinha uma lesão que estabilizei para a primeira ronda. No entanto, hoje de manhã no free surf voltei a rodar uma vértebra e praticamente não me conseguia mexer. Consegui, num domingo, trazer o Dr. Júlio Pinto a Peniche para ver se conseguíamos tratar o máximo possível. A verdade é que consegui entrar na água e fazer o meu surf", explicou o jovem surfista lisboeta em conversa com os jornalistas após a bateria.
Apesar de "sentir muitas dores nas costas", Joaquim esteve em bom plano, fazendo o score combinado de 10,33 pts, com a melhor onda a valer 6,50 pts.
"Em geral, estou contente. Esta é uma oportunidade que nem todas as pessoas têm. Foi uma das melhores experiências da minha vida. Consegui fazer uma nota que já me colocou dentro da bateria, pelo menos. Eles surfaram imenso, pelo que tinha de dar o meu melhor, no mínimo. Agradeço o apoio de Portugal. É inacreditável como uma praia pode ficar tão cheia para ver um campeonato de surf", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram