Ainda não será no Rip Curl Pro Bells Beach, quarta etapa do circuito mundial de surf de 2024, que teremos João Chianca de regresso à ação.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou que o surfista de 23 anos estará ausente do histórico evento, que marca o início da perna australiana.
Fora de combate nas três etapas anteriores, o competidor brasileiro continua a recuperar do violento wipeout sofrido em Pipeline no passado mês de dezembro.
Em Bells Beach, o irmão de Lucas Chumbo será substituído pelo australiano Morgan Cibilic, antigo top mundial e rookie do ano em 2021.
Cibs não foi a primeira escolha da WSL para ocupar o lugar de Chumbinho. A opção inicial recaiu sobre o também 'aussie' Jackson Baker, pois foi o surfista da zona Oceânia/Ásia mais bem classificado na Challenger Series versão 2023, entre os que não conseguiram a qualificação para o CT.
No entanto, Baker, que também é um antigo top mundial, declinou o convite, uma vez que encontra-se a recuperar de uma lesão num tornozelo.
Como tal, a vaga foi para Morgan Cibilic, segundo surfista da zona Oceânia/Ásia mais bem colocado no ranking da última Challenger Series.
Quanto a João Chianca, já é certo que ficará abaixo do cut após a perna 'aussie'. Porém, tal cenário pode não ditar novo adeus do surfista sul-americano à divisão máxima do surf mundial.
Chianca poderá ser comtemplado com um wildcard para fazer a segunda metade da presente época, bem como a primeira fase da temporada de 2025.
Uma situação igual aquela que ocorreu com a francesa Johanne Defay, que há um ano também falhou a primeira metade da campanha devido a lesão e depois foi contemplada com um wildcard.
Com a possibilidade do wildcard para João Chianca e com o regressado Filipe Toledo a assegurar o wildcard de temporada em 2025, o cerco aperta-se e de que maneira para o lendário Kelly Slater, caso fique abaixo da linha de corte pelo segundo ano consecutivo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram