Na chegada ao Caparica Surf Fest, derradeira etapa do QS regional europeu 2023/2024, Guilherme Ribeiro é o surfista português mais bem colocado no ranking masculino.
O local da Costa ocupa o 11º posto do ranking, mas a prévia qualificação do trio gaulês - Joan Duru, Marco Mignot e Maxime Huscenot - faz com que Gui esteja virtualmente no oitavo posto da hierarquia europeia.
Quer isto dizer que o campeão nacional Open de 2022 está somente a um posto das posições de qualificação para o circuito Challenger Series de 2024, onde estarão em jogo vagas de acesso ao circuito mundial de surf.
Por isso, Ribeiro sabe bem da importância do momento e o que pretende levar da sua Caparica natal.
"É a minha hora. Estou a um lugar. Quero levar o meu bilhete de qualificação para a Challenger Series. Tem sido uma escalada neste circuito de qualificação. Tenho subido no ranking a cada ano que passa. Agora só falta mesmo entrar", disse em conversa com os jornalistas à margem da conferência de imprensa de lançamento do Caparica Surf Fest.
Aos 22 anos de idade, Guilherme procura aceder pela primeira vez a tempo inteiro à Challenger Series. "É dar tudo, não há outra palavra. É ir com a raça e confiança toda. Não tenho nada a perder, tenho muito a ganhar."
Na perseguição desse objetivo, os treinos têm sido intensos na Praia do Tarquínio/Paraíso, palco da nona edição do Caparica Surf Fest.
"Nas últimas três semanas não tenho surfado em mais nenhum sítio. É Praia do Paraíso todos os dias", confidenciou.
Localíssimo da Caparica, Guilherme Ribeiro falou igualmente sobre as desafiantes condições do mar esperadas, que apontam para uma ondulação grande e ventos fortes durante os dias de prova.
"Nestas semanas nunca apanhei as condições que vão estar no campeonato. Acho que nunca surfei com este tipo de previsão para a Costa. No entanto, o feeling está lá e tenho a certeza de que me vou encontrar com as ondas. Vai ser uma prova de adaptação", assegura.
A competir em casa e na luta pela tão desejada vaga na Challenger Series, Gui contará com muito apoio durante a semana.
"Falta de apoio não vou ter. Sei que a praia vai estar cheia mesmo com as condições climatéricas difíceis. Os meus amigos e a minha família são algo de precioso para mim."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram