Ainda não é desta que Gabriel Medina vai tocar pela primeira vez o sino mais famoso do surf mundial, naquela que foi a sua 12ª participação no Rip Curl Pro Bells Beach.
O surfista brasileiro, que teve a melhor performance da ronda inaugural, foi eliminado na ronda 3 do histórico evento australiano após derrota diante do rookie Cole Houshmand.
Cole bateu Gabriel na última onda surfada, já bem perto do toque da buzina. Debaixo da prioridade de Medina e tendo como requisito 6,98 pts, Houshmand surfou uma onda pontuada em 7,47 pts, o que permitiu a reviravolta.
A bateria terminou envolta em polémica, com o três vezes campeão do mundo de surf a questionar publicamente a avaliação dos juízes na última onda surfada pelo adversário norte-americano.
"Eu é que cometi o erro? (ndr: por ter a prioridade). Este foi o pior julgamento que já vi. É mau para o desporto. Tenho passado por algumas coisas relacionadas com o julgamento, mas penso que esta é a pior. É algo que temos de falar. Fingimos que nada está a acontecer. A verdade é que está a acontecer. Espero melhorar e que nos ouçam", disse Gabriel Medina ao microfone da World Surf League (WSL) na entrevista pós-heat.
"Deram a melhor nota da bateria e a última onda foi bem pequena. Nem remei. Vou tentar estar concentrado no meu surf, mas isto é triste. Há muito em jogo, treinamos muito, são muitas viagens, estamos longe da família... Sinto-me mal", desabafou o atual campeão mundial ISA.
Mais tarde, Gabriel Medina voltou a insurgir-se em relação ao sucedido no pico de Winkipop, mas desta vez através de um pequeno vídeo publicado na sua página oficial na rede social Instagram.
O vídeo, que contém alguns momentos da bateria de Medina com Houshmand, tem três emojis na descrição. Dois pares de talheres e um carro da polícia, numa clara alusão a uma situação de roubo.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que o natural de Maresias dispara publicamente contra o critério de julgamento utilizado nas etapas do circuito mundial de surf.
No ano passado, o surfista de 30 anos também foi bastante crítico após a eliminação do Surf Ranch Pro, críticas essas que foram igualmente acompanhadas por outros dois grandes nomes do surf brasileiro: Filipe Toledo e Ítalo Ferreira.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram