O Mundial ISA de Porto Rico pode ter marcado um antes e um depois na presente temporada de Gabriel Medina.
Depois de um arranque de CT versão 2024 bem discreto, onde nunca passou aos oitavos-de-final em duas etapas disputadas, nas Caraíbas, o surfista brasileiro arrecadou a coroa mundial e o tão desejado apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Prova essa que será disputada na sua onda favorita, Teahupoo, no Taiti.
Embalado pela recente proeza alcançada, Medina transferiu esse bom momento para a outro lado do Atlântico, no MEO Rip Curl Pro Portugal.
Ainda a recuperar do 'jet lag' da longa viagem, 72 horas antes encontrava-se em Porto Rico, Gabriel esteve discreto na ronda inaugural de Peniche, sendo relegado para a repescagem.
Porém, após três lay days consecutivos, o consagrado competidor sul-americano veio com tudo. Superou a repescagem e atingiu pela primeira vez aos oitavos-de-final esta temporada no CT, ronda em que atropelou o australiano Jack Robinson.
Vingando a final perdida há um ano no Taiti, que naquele momento deixou Gabes apeado das Olimpíadas, o surfista de 30 anos serviu uma combinação a 'Robbo', com o score combinado de 17,16 pts em 20 possíveis para o qual contribuiu o espetacular aéreo de rotação completa pontuado em 9,33 pts.
Um momento grandioso que levou ao rubro a plateia de Supertubos, o mais famoso beach break do Oeste português.
"Tem sido divertido. Sabe bem só surfar, fazer boas ondas e aproveitar. Faz algum tempo que não conseguia tirar boas notas. Estou feliz com a minha performance", confessa o único surfista brasileiro que já foi três vezes campeão do mundo da World Surf League (WSL).
Nas suas arrebatadoras performances, Medina diz que tenta "sempre misturar aéreos com mais algumas manobras. Quando há muitas oportunidades ainda é melhor".
Nos quartos-de-final, Gabriel vai medir forças com o italiano Leo Fioravanti.
Nesta altura, o astro brasileiro é o maior favorito à vitória no MEO Rip Curl Pro Portugal, prova que apenas conquistou em 2017. "Estou ansioso pelo dia das finais", avisa.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram