Uma das novidades no processo de qualificação para a prova olímpica de surf em Paris'2024 foi a atribuição de uma vaga extra por género às seleções que venceram a classificação coletiva nos Mundiais ISA de 2022 e 2024.
No certame que teve lugar há dois anos na icónica Huntington Beach, nos Estados Unidos da América, o Japão foi a nação mais forte no setor masculino.
O país do sol nascente arrecadou o ouro não só em termos coletivos, mas também a nível individual por intermédio de Kanoa Igarashi, que sagrou-se campeão mundial ISA pela primeira vez na carreira.
Com a performance coletiva plasmada na onda californiana, a nação asiática ganhou direito a ter uma vaga extra no evento masculino que terá lugar em Teahupoo, no Taiti, este verão.
Numa altura em que estamos a quase quatro meses da realização da segunda prova olímpica de surf da história, o Japão anunciou que a vaga extra ficou na posse de Connor O'Leary.
O atual top mundial competia debaixo da bandeira da Austrália, país onde nasceu há três décadas, mas o ano passado naturalizou-se japonês, já com o pensamento na estreia nas Olimpíadas.
A escolha pelo Japão deve-se ao facto de que a mãe de Connor ser originária desse país, tendo mesmo sido surfista profissional. De seu nome, Akemi Karasawa.
Recorde-se que no passado, O'Leary já usava a bandeira do Japão na sua licra de competição no CT para além da bandeira 'aussie'. Este ano, apenas exibe a bandeira nipónica.
Desta forma, Connor junta-se a Kanoa Igarashi, medalhado de prata em Tóquio'2020, e a Reo Inaba como representantes do surf nipónico masculino nos pesados tubos de Teahupoo.
Kanoa conseguiu a sua qualificação via ranking do circuito mundial de surf de 2023, enquanto Rea alcançou a vaga olímpica através do Mundial ISA de 2023. À semelhança de Connor, Inaba será um debutante no maior evento desportivo do globo.
Já no setor feminino, o Japão apenas terá uma atleta em ação: Shino Matsuda, também qualificada pelo Mundial ISA do ano passado.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram