Neste momento, as atenções do surf de competição estão voltadas para Pipeline, no Havai, mítica onda que recebe a etapa inaugural do circuito mundial de surf de 2024.
Porém, depois da perna havaiana do CT, os melhores surfistas do mundo não terão tempo de descanso, pois logo de seguida tem lugar o Mundial ISA de Porto Rico, no qual vão estar em jogo as últimas vagas para as Olimpíadas de Paris'2024, a disputar no próximo verão.
Com o evento a desenrolar-se de 23 de fevereiro a 3 de março, o Brasil já revelou a constituição da sua formação. O grande destaque é a escolha de Yago Dora para substituir o lesionado João Chianca, que também está a falhar o arranque do CT 2024.
A escolha do goofy de 27 anos reside no facto de que este foi o quarto melhor surfista brasileiro na última época, ocupando o sétimo posto do ranking mundial.
Desta forma, Dora junta-se a Gabriel Medina e Filipe Toledo no ataque à competição que vai levar os surfistas até ao município de Arecibo, localizado a norte da ilha caribenha de Porto Rico.
Com Filipe Toledo e João Chianca já qualificados para os Jogos Olímpicos, via circuito mundial de surf, a hipotética terceira vaga brasileira será disputada entre Gabriel Medina e Yago Dora. Em jogo, um lugar no evento a realizar nos pesados tubos de Teahupoo, no Taiti.
A vaga irá para o surfista que chegar mais longe no evento, mas esta apenas será arrecadada se o Brasil alcançar a vitória coletiva no setor masculino.
Neste Mundial ISA, haverá duas vagas extra para as seleções nacionais que conquistarem o ouro nas provas masculina e feminina. Uma situação semelhante à que foi verificada no Mundial ISA de 2022, onde as formações do Japão (prova masculina) e Estados Unidos da América (prova feminina) ganharam essas vagas extra em Huntington Beach.
No lado feminino, o Brasil vai a jogo com a atual campeã mundial ISA e Pan-Americana, Tatiana Weston-Webb, que terá a companhia das jovens Luana Silva e Tainá Hinckel. Com Tati já qualificada para Paris'2024, há uma vaga em aberto para o surf feminino brasileira. Esta ficará na posse da surfista mais bem classificada, desde que integre o top 7 final.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram