Um dos factos que marcaram o primeiro dia de competição do Pipe Pro foi a boa prestação dos dois jovens wildcards havaianos: Jackson Bunch e Shion Crawford.
A efetuarem a estreia em eventos do CT e logo na onda rainha do surf mundial, estes dois amigos conseguiram o apuramento direto para a ronda 3, já em modo 'man-on-man', sem necessidade de passar pela repescagem e às custas dos dois primeiros classificados do ranking mundial de 2023.
Natural da ilha havaiana de Maui, Jackson Bunch foi ao North Shore de Oahu vencer o primeiro heat da carreira disputado na divisão máxima do surf mundial. Tudo graças a uma onda conseguida nos instantes finais da bateria, que permitiu a Jackson saltar do terceiro para o primeiro posto e derrotar o australiano Ethan Ewing, atual vice-campeão do mundo, e o rookie norte-americano Cole Houshmand.
Apesar do saboroso triunfo, o vigente vice-campeão mundial Júnior da World Surf League (WSL) disse: "Fiz um mau heat. As ondas não vinham na minha direção. Estou aqui para divertir-me. É incrível surfar em Pipeline com apenas três surfistas na água."
Por sua vez, Shion Crawford, natural de Haleiwa, passou a sua bateria no segundo posto, atirando o atual campeão mundial Filipe Toledo para a repescagem, que não viria a surfar devido a doença.
Na ronda 3, onde está em jogo um lugar nos oitavos-de-final da etapa inaugural do CT 2024, os atuais dois primeiros colocados do ranking do QS regional do Havai/Taiti encontram-se em partes diferentes do quadro.
Desta forma, Bunch vai medir forças com o nipónico Connor O'Leary na quarta bateria, enquanto Crawford terá pela frente o norte-americano Griffin Colapinto no nono heat.
Recorde-se que ambos os surfistas deram nas vistas na reta final da temporada passada. Shion Crawford, de apenas 18 anos, conquistou o QS de Sunset Beach e obteve o quinto lugar no Saquarema Pro, etapa final do circuito Challenger Series versão 2023.
Jackson Bunch, que tem 20 anos, arrecadou o triunfo na casa do amigo, o QS de Haleiwa, tendo também estado em evidência na Challenger Series, com o quinto lugar alcançado na Ericeira, em outubro último.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram