É já amanhã que vai para a água uma das mais tradicionais competições de surf de ondas grandes da Europa.
Trata-se do La Vaca Gigante, evento que celebra este ano a sua 10ª edição. Esta é uma prova que leva big riders de todo o mundo até ao spot de La Cantera-Cueto, nos arredores de Santander, capital da comunidade autónoma da Cantábria.
Com um período de espera que prolonga-se até ao dia 20 de maio, a organização espanhola não hesitou em acionar o alerta verde face às condições esperadas para esta quarta-feira. A ondulação deve atingir pelo menos os seis metros de altura máxima.
Em prova, teremos um total de 18 big riders.
Metade do elenco é composto por atletas internacionais e o restante por competidores locais, onde está incluído Nano Riego, vencedor da edição transata.
Entre os big riders internacionais, destaque para a inclusão portuguesa, que mais uma vez volta a marcar presença no La Vaca Gigante. No passado nomes como António Laureano, Alex Botelho, João de Macedo ou Lourenço Katzenstein participaram no evento cantábrio.
Desta vez, o representante luso será o madeirense Tomás Lacerda, que fará a estreia em competições de ondas grandes.
Múltiplo campeão nacional de stand up paddle (SUP) e vigente campeão europeu de SUP Race Sprint, Tomás tem agora a oportunidade de competir a nível internacional na modalidade em que também possui um trajeto e que é a sua "grande paixão".
"Tenho-me dedicado imenso este inverno, na Nazaré, juntamente com a minha equipa, Red Herrings, para poder começar a receber mais convites para competições. Por isso, gostaria de realçar que sem todo o apoio da minha equipa e dos patrocinadores não seria possível alcançar este sonho. Estou entusiasmado e confiante. É uma onda bonita e espero trazer um bom resultado nesta minha primeira experiência com atletas internacionais", afirma o atleta insular.
A lista de big riders convidados inclui ainda nomes como o norte-americano Nic Lamb, antigo competidor do Mundial de Ondas Grandes, e o francês Pierre Rollet, que bem conhecemos das sessões na Nazaré.
Nota ainda para a presença feminina que ficará a cargo da norte-americana Shannon Marie Quirk e da canária Laura Coviella.
O prize money em jogo é de 10 mil euros, sendo que a transmissão em direto da prova pode ser acompanhada AQUI .
Através da rede de livecams , podes visua li zar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram