Pela segunda vez na história, a piscina de ondas artificiais URBNSURF, em Melbourne, recebeu uma etapa do QS regional da Austrália/Oceânia.
Isto após em dezembro de 2022, esta mesma infraestrutura, com tecnologia Wavegarden, ter acolhido o primeiro evento da história do QS da World Surf League (WSL) numa piscina de ondas artificiais.
Este ano, o evento 'aussie' viu incrementado o seu estatuto, passando de QS1000 para QS3000. Disputado num único dia, outra novidade face à edição inaugural, o BYD Pro URBNSURF consagrou Jarvis Earle e Sierra Kerr no passado sábado.
Entre os mais de 100 surfistas presentes, superiorizaram-se dois dos mais promissores talentos do surf australiano.
Recém-coroada campeã mundial Júnior da WSL, Sierra alcançou a primeira vitória da carreira no QS aos 16 anos de idade, enquanto Jarvis, curiosamente um antigo campeão do mundo Júnior da WSL, obteve o segundo triunfo no QS.
Na equilibrada final, disputada a dois, a filha do antigo top mundial Josh Kerr bateu outra promessa do surf feminino 'aussie', no caso Ellie Harrison.
Um triunfo emotivo, pois apenas foi assegurado na última onda. A atual campeã mundial ISA Sub-16 fez o score combinado de 16,63 contra os 16,50 pts somados por Harrison, dando assim continuidade a um excelente início de temporada, desta feita numa piscina de ondas artificiais.
Antes, nas meias-finais, a juventude levou a melhor sobre as 'veteranas', com Sierra e Ellie a derrotarem duas antigas top mundiais, Nikki Van Dijk e Dimity Stoyle, respetivamente. Já outras das surfistas mais experientes em competição, como Paige Hareb e e Philippa Anderson, também ficaram pelo caminho cedo.
No lado masculino, Jarvis Earle mostrou a excelência do seu surf durante todo o evento, vingando da melhor forma a derrota sofrida na final da edição anterior, onde foi suplantado pelo compatriota Xavier Huxtable.
Nas seis baterias que surfou, Earle só por uma ocasião não teve mais de 17,00 pts de score combinado. Isso aconteceu na ronda inaugural.
Numa jornada para mais tarde recordar, o goofy de 19 anos guardou o melhor para o fim. Na final, diante de Alister Reginato, Jarvis Earle cravou a pontuação de 18,87 pt em 20 possíveis, naquele que foi o melhor score de todo o campeonato.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram