Após um dia curto de competição em que não esteve na água, por força do decréscimo do swell e aumento de intensidade do vento, a Seleção Nacional de Surf voltou esta terça-feira à ação no Mundial ISA de Porto Rico, que decorre até ao próximo domingo e define as derradeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Ao quarto dia de prova, inteiramente dedicado às repescagens nas ondas de Rastrial e El Pico, a equipa orientada por David Raimundo sofreu a primeira baixa. Esta sucedeu no setor masculino com a eliminação de Guilherme Ribeiro.
Na sexta bateria da segunda ronda de repescagem, o campeão nacional Open em 2022 não foi além do terceiro posto, que ditou o adeus prematuro ao evento mundialista e o fim do sonho de marcar presença em Paris'2024.
Com o score combinado de 9,33 pts, Gui fechou o heat atrás do panamiano Tao Rodriguez (10,76 pts) e do argentino Santiago Muñiz (12,66 pts), que venceu o compromisso. Em quarto lugar, o irlandês Tom Murphy (6,13 pts) foi o outro surfista arredado da competição nesta bateria.
Para além de Guilherme Ribeiro, a equipa lusa esteve em ação com Guilherme Fonseca e Francisca Veselko.
A dupla completou com sucesso a jornada, tendo avançado para a terceira ronda das repescagens.
Na nona bateria, Guilherme Fonseca alcançou o segundo posto com a pontuação combinada de 10,74 pts. O medalhado de cobre no Mundial ISA de 2022 apenas foi batido pelo mexicano Jhony Corzo (11,27 pts), enquanto o uruguaio Marco Giorgi (7,83 pts) e o chinês Qixiang Wang (5,23 pts) foram eliminados.
No lado feminino, Francisca Veselko obteve o segundo lugar na 12ª bateria, com o somatório de 9,07 pts. A vigente campeã nacional Open ficou atrás da top mundial e brasileira Luana Silva (12,33 pts). Já a porto-riquenha Jolaris Carreras (6,60 pts) e a dominicana Feliz Astacio (4,43 pts) quedaram-se pela terceira e quarta posições, respetivamente.
Na quinta bateria da ronda 3, a campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) em 2022 vai defrontar a alemã e antiga campeã do mundo ISA Júnior Rachel Presti, a mexicana Shelby Detmers e a transalpina Giada Legati.
Por sua vez, na sexta bateria da ronda 3 da competição masculina, Guilherme Fonseca tem pela frente Liam Wilson da Samoa Americana, o neozelandês Elliot Paerata-Reid e o mexicano Alan Cleland, que é o atual campeão mundial ISA.
No habitual balanço da jornada, João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, disse em comunicado oficial.
“A eliminação do Guilherme foi inesperada, mas normal numa prova com estas características e com nível altíssimo. É uma contrariedade que, todavia, em nada belisca as nossas aspirações. Continuamos com os objetivos intactos e acreditamos que vamos conseguir mais vagas olímpicas para o nosso país. A competição é longa e isto ainda agora começou", afirmou o responsável federativo.
Recorde-se que Frederico Morais, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot, que hoje não estiveram em ação, encontram-se na terceira ronda do quadro principal.
Esta quarta-feira, toda a equipa portuguesa vai estar em prova, num dia novamente marcado por baterias em palanque duplo, nas ondas de Rastrial e El Pico.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram