É em pleno North Shore da ilha havaiana de Oahu que encontramos Pipeline. Trata-se da onda rainha do surf mundial, mas também uma das bancadas mais temidas do planeta para os surfistas.
Prova disso tem sido o presente inverno, um dos mais duros dos últimos tempos. As últimas semanas têm sido especialmente devastadoras no que diz respeito a lesões, com várias vítimas a sentirem na pele os efeitos da implacável bancada rasa de Pipe. Entre os acidentados, o top mundial João Chianca e o famoso waterman Kai Lenny encabeçam a lista.
É precisamente em Pipeline que por estes dias está a decorrer o Pipe Pro, a etapa inaugural do circuito mundial de surf de 2024.
Devido ao recente histórico de lesões contraídas na abordagem aos conhecidos tubos, com especial atenção às lesões cerebrais, diversos surfistas optaram pela utilização do capacete na primeira ronda da prova havaiana.
No passado, habituamo-nos a ver o australiano Owen Wright, depois do acidente quase fatal em... Pipe, a utilizar capacete nas ondas de consequência.
Mais recentemente e a partir do momento em que passaram a competir em Pipeline, várias das melhores surfistas do mundo também recorrem a esse equipamento de segurança, entre as quais a havaiana Moana Jones Wong, que é considerada por muitos como a maior especialista feminina de Pipeline.
Agora, o uso de capacete foi alargado em maior número ao setor masculino. Os jovens havaianos Shion Crawford e Jackson Bunch, o brasileiro Yago Dora, o norte-americano Griffin Colapinto e o australiano Callum Robson foram alguns dos nomes que entraram na água protegidos pelo capacete.
Será este o início de uma nova era na abordagem às ondas de consequência que vai conduzir ao uso generalizado do capacete ou à instituição de um protocolo de segurança?
No caso do incidente de Kai Lenny, o próprio diz que o facto de ter utilizado capacete muito provavelmente salvou a sua vida na sequência do violento wipeout sofrido. E foi a primeira vez que optou por utilizar tal equipamento em Pipe...
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram