O Pipe Pro, etapa inaugural do circuito mundial de surf de 2024, regressou à água na passada sexta-feira.
Com o período de espera bem perto do fim, termina já este sábado, a World Surf League (WSL) teve mesmo de retomar a emblemática prova havaiana, de modo a garantir que hoje tem margem para concluir o evento a tempo e horas.
Com um novo swell a entrar, a ação foi retomada ao final da manhã na onda rainha do surf mundial. Em competição, estiveram as melhoras surfistas do mundo, que mais uma vez depararam-se com condições desafiantes em Pipe. Foi o segundo dia de competição do CT feminino em 2024.
Um total de 10 baterias foram realizadas, correspondentes aos oitavos-de-final e à ronda de repescagem.
Repescagem essa que teve duas eliminações surpreendentes. Na primeira bateria, a campeã em título do evento não evitou a derrota de primeira.
Durante os 40 minutos de duração do heat, Carissa Moore não se encontrou com o mar, somando apenas 2,37 pts. Agora, temos de esperar até ao Tahiti Pro, em maio, para ver a cinco vezes campeã mundial pela última vez em ação no CT, antes do já anunciado afastamento da competição.
A outra surfista eliminada na repescagem foi a experiente norte-americana Lakey Peterson, terceira classificada do Pipe Pro nas duas últimas edições.
Nos oitavos-de-final, realizados no formato de baterias sobrepostas, Molly Picklum repetiu a gracinha da jornada inaugural, sendo novamente a surfista em maior destaque.
Neste momento, 'Pickles' assume-se como a maior candidata à vitória.
No expressivo triunfo diante da rookie norte-americana Alyssa Spencer, Molly fez o melhor score combinado do dia (15,50 pts), única surfista a atingir os dois dígitos, e a melhor onda da jornada, com novo tubo para Backdoor (direita), que valeu 8,17 pts.
Nos quartos-de-final, segue-se o embate com a francesa Johanne Defay, que parece estar de volta às melhores sensações após um ano de 2023 para esquecer.
Outra nota de destaque dos oitavos-de-final foi o desempenho protagonizado pelas surfistas brasileiras. Se no setor masculino já não há surfistas do país irmão em prova, entre as mulheres a história é bem diferente.
Tatiana Weston-Webb, que saiu vitoriosa da passagem pela repescagem, e Luana Silva apuraram-se para os quartos-de-final na sequência das vitórias sobre as australianas Sally Fitzgibbons e Tyler Wright, respetivamente.
Ao eliminar a bicampeã mundial e antiga vencedora em Pipe, Luana já igualou o seu melhor resultado num evento do circuito mundial de surf, o quinto lugar.
Nos quartos-de-final, a surfista que tomou o lugar da consagrada Stephanie Gilmore mede forças com a costarriquenha Brisa Hennessy, enquanto Tati terá pela frente a prodígio norte-americana Caitlin Simmers.
O dia ficou ainda marcado pela eliminação de Moana Jones Wong, que deparou-se com condições distantes daquelas em que gosta de brilhar em Pipeline. A carrasca daquela que é considerada a maior especialista feminina de Pipe foi a atual campeã mundial Caroline Marks.
Pela primeira vez na carreira, Caroline atingiu os quartos-de-final do Pipe Pro. A próxima oponente é outra surfista havaiana, no caso a jovem Bettylou Sakura Johnson, que triunfou na repescagem e eliminou a rookie Sawyer Lindblad, que deu nas vistas no primeiro dia de prova.
Com as saídas de cena de Carissa Moore, Tyler Wright e Moana Jones Wong, já é certo que o Pipe Pro terá uma vencedora inédita.
Este sábado é então o dia das finais do Pipe Pro, cujo período de espera começou há 13 dias. A chamada está marcada para as 17h45 (hora de Portugal continental), com potencial início de ação às 18h03.
O mar vai subir em Pipeline, numa jornada composta pela realização de 14 baterias, sete em cada prova.
Resultados ronda de repescagem
HEAT 1: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 6.33 DEF. Isabella Nichols (AUS) 5.43, Carissa Moore (HAW) 2.37
HEAT 2: Tatiana Weston-Webb (BRA) 7.50 DEF. India Robinson (AUS) 6.73, Lakey Peterson (USA) 5.80
Resultados oitavos-de-final
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) 9.40 DEF. Isabella Nichols (AUS) 6.73
HEAT 2: Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.07 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 9.34
HEAT 3: Luana Silva (BRA) 7.53 DEF. Tyler Wright (AUS) 7.10
HEAT 4: Brisa Hennessy (CRC) 8.67 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 7.86
HEAT 5: Caroline Marks (USA) 8.34 DEF. Moana Jones Wong (HAW) 5.30
HEAT 6: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 9.83 DEF. Sawyer Lindblad (USA) 7.60
HEAT 7: Molly Picklum (AUS) 15.50 DEF. Alyssa Spencer (USA) 6.04
HEAT 8: Johanne Defay (FRA) 8.67 DEF. India Robinson (AUS) 8.00
Heats quartos-de-final
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA)
HEAT 2: Luana Silva (BRA) vs. Brisa Hennessy (CRC)
HEAT 3: Caroline Marks (USA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
HEAT 4: Molly Picklum (AUS) vs. Johanne Defay (FRA)
Heats quartos-de-final masculinos
HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) vs. Connor O'Leary (JPN)
HEAT 2: Jordy Smith (RSA) vs. Barron Mamiya (HAW)
HEAT 3: Ian Gentil (HAW) vs. Imaikalani deVault (HAW)
HEAT 4: John John Florence (HAW) vs. Leonardo Fioravanti (ITA)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram