O Hurley Pro Sunset Beach, segunda etapa do circuito mundial de surf de 2024, marcou o fecho da perna havaiana que mais uma vez teve honras de abrir a temporada.
Do idílico North Shore da ilha havaiana de Oahu, os melhores surfistas do mundo rumam para Peniche, onde vai decorrer o MEO Rip Curl Pro Portugal, a única etapa da presente campanha que é disputada na Europa.
Quer isto dizer que começa a apertar a malha quanto às contas do cut, que acontecerá após a quinta etapa e vai relegar para o circuito Challenger Series todos os surfistas que ficarem abaixo do top 20 do ranking mundial.
Envolvido nesta luta pela manutenção na divisão máxima do surf mundial, à qual regressou a tempo inteiro em 2024, está Frederico Morais.
Único surfista português que integra o elenco do CT, Kikas alcançou o 17º lugar em Pipeline e o nono posto em Sunset Beach, as duas etapas que deram forma à perna havaiana.
Contas feitas, Frederico já somou 4650 pontos, ocupando neste momento o 17º posto da tabela classificativa em conjunto com os seguintes surfistas: Crosby Colapinto, Jacob Willcox, Miguel Pupo, Yago Dora e Matthew McGillivray.
Desta forma, Morais vai chegar a Peniche uma posição acima do cut, podendo em Supertubos consolidar este cenário, antes da perna australiana na qual tudo ficará decidido. Recorde-se que em 2022, o surfista de 32 anos ficou abaixo do cut.
Num ranking mundial que é comandado pelo havaiano John John Florence, o que já não sucedia desde a temporada de 2021, nota para o facto de que neste momento dois antigos campeões do mundo encontram-se abaixo do cut.
Falamos de Gabriel Medina e de Kelly Slater, que encontram-se na 26º posição. Ambos precisam de uma resposta forte em Peniche para acalmar águas que começam a ficar agitadas.
Se para Medina a luta pela fuga ao cut poderá tornar-se numa novidade, o mesmo não sucede com KS. Em 2023, o 11 vezes campeão do mundo não escapou ao cut após a perna australiana, composta pelas etapas de Bells Beach e Margaret River.
Após a queda, valeu a atribuição de um wildcard de temporada por parte da World Surf League (WSL) para que Slater esteja a marcar presença na primeira metade da atual temporada, onde tem estado discreto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram