Foi preciso aguardar pelo derradeiro dia do período de espera do Pipe Pro para assistirmos à coroação dos vencedores, mas bem se pode dizer que o melhor ficou guardado para o fim.
No dia das finais, a onda rainha do surf mundial proporcionou uma bela jornada tubular. O havaiano Barron Mamiya e a norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 18 anos, foram os vencedores da etapa inaugural do CT versão 2024.
Barron e Caitlin derrotaram nas finais John John Florence e Molly Picklum, respetivamente, dois surfistas que estiveram em evidência ao longo da competição.
Os dois surfistas conquistaram pela primeira vez o emblemático evento havaiano, estando agora na posse da licra amarela, que representa a liderança do ranking mundial.
Para Mamiya, esta foi a segunda vitória da carreira no circuito mundial de surf, depois do triunfo obtido há quase dois anos em Sunset Beach, curiosamente o palco da próxima etapa.
Já Simmers alcançou o terceiro triunfo na divisão máxima do surf mundial, o primeiro que não foi arrecadado num país que fala a língua de Camões.
Na jornada de todas as decisões, Barron Mamiya esteve intratável. O 'carrasco' de Frederico Morais na ronda 3 anotou duas vitórias contundentes sobre o sul-africano Jordy Smith e o agora japonês Connor O'Leary nos quartos e meias-finais, respetivamente.
Depois, numa final 100% havaiana, Mamiya meteu em sentido o local John John Florence, que tinha deixado pelo caminho o italiano Leo Fioravanti, com uma reviravolta no último suspiro, e o havaiano Ian Gentil.
O bicampeão mundial de surf levou a melhor na primeira troca de ondas, mas Barron Mamiya conseguiu uma nota 10 com um tubo para Pipeline (esquerda), que fez a balança pender para o seu lado. O surfista de Haleiwa fez o score combinado de 16,00 pts contra os 15,33 pts somados por Florence.
Na prova feminina, onde a nova geração deu um belo espetáculo nos tubos de Pipeline neste dia final, Caitlin Simmers derrotou Molly Picklum, que vinha a ser a surfista do campeonato.
Muito bem conectada com o mar, sobretudo nos tubos para Backdoor (direita), 'Pickles' teve como ponto alto a nota perfeita (10) conseguida no duelo das meias-finais com a havaiana Bettylou Sakura Johnson. A primeira nota máxima do ano e de uma mulher no Pipe Pro. Um momento histórico!
Curiosamente, a perfeição não foi conseguida para Backdoor como Picklum tanto gosta, mas sim para Pipe.
Na final, Molly manteve a excelente forma evidenciada ao longo de todo o evento, tendo mesmo feito a melhor nota da bateria (9,27 pts).
Porém, a falta de um backup mais robusto, apenas 1,37 pts, impediu a surfista australiana de levar a melhor sobre Simmers, que também mostrou-se muito destemida a enfrentar a onda rainha do surf mundial. A prodígio norte-americana mostra apetite para tubos, não esquecendo que foi vice-campeã do Tahiti Pro na última campanha.
Este foi um triunfo de enorme prestígio para a rookie do CT 2023. Aos 18 anos de idade, Simmers veste pela primeira vez a licra amarela e já leva no currículo vitórias em dois dos mais prestigiados eventos do surf mundial: o US Open of Surfing e agora o Pipe Pro.
Tudo isto num ano em que Caitlin deverá posicionar-se como séria candidata ao título mundial.
Concluído o Pipe Pro, o CT 2024 prossegue no North Shore da ilha havaiana de Oahu com a realização do Hurley Pro Sunset Beach.
O período de espera começa já na segunda-feira, prolongando-se até ao dia 22 de fevereiro.
Resultado final feminina
1ª Caitlin Simmers (USA) 12.66
2ª Molly Picklum (AUS) 10.64
Resultado final masculina
1º Barron Mamiya (HAW) 16.00
2º John John Florence (HAW) 15.33
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) 7.67 def. Brisa Hennessy (CRC) 2.84
HEAT 2: Molly Picklum (AUS) 15.60 def. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 15.33
Resultados meias-finais masculinas:
HEAT 1: Barron Mamiya (HAW) 18.84 def. Connor O'Leary (AUS) 7.43
HEAT 2: John John Florence (HAW) 16.10 def. Ian Gentil (HAW) 7.16
Resultados quartos-de-final femininos:
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) 15.84 def. Tatiana Weston-Webb (BRA) 5.36
HEAT 2: Brisa Hennessy (CRC) 4.00 def. Luana Silva (BRA) 0.97
HEAT 3: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 15.70 def. Caroline Marks (USA) 6.50
HEAT 4: Molly Picklum (AUS) 12.50 def. Johanne Defay (FRA) 6.63
Resultados quartos-de-final masculinos
HEAT 1: Connor O'Leary (JPN) 11.50 def. Ethan Ewing (AUS) 2.73
HEAT 2: Barron Mamiya (HAW) 14.50 def. Jordy Smith (RSA) 4.33
HEAT 3: Ian Gentil (HAW) 12.00 def. Imaikalani deVault (HAW) 7.67
HEAT 4: John John Florence (HAW) 13.67 def. Leonardo Fioravanti (ITA)10.33
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram