Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) anunciou que o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2023/2024 recebeu luz verde para acontecer já esta segunda-feira, dia 22 de janeiro.
Com a manutenção das previsões que apontam para a entrada de uma grande ondulação no início da semana, a WSL passou o alerta de amarelo para verde, neste que é um evento de tow-in que leva até à Praia do Norte, na Nazaré, os melhores big riders do planeta.
Desta forma, a primeira chamada está marcada para as 8h45, hora de Portugal continental. "Estamos muito entusiasmados com as ondas que são esperadas para segunda-feira. Este tem sido um inverno lento em termos de grandes ondulações, mas desta vez parece que está tudo na direção certa. Os melhores big riders do mundo estão prontos para dar espetáculo", afirmou Rob Gunning, Tour Manager da WSL Europa.
Esta será a primeira vez que a competição portuguesa vai para a água desde fevereiro de 2022, pois no último inverno não surgiu nenhuma ondulação com potencial para a realização da prova.
Um total de nove formações vão estar em ação no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, novamente com um conjunto 100% nacional e um total de quatro lusos no elenco composto por 18 surfistas.
Inicialmente apenas três big riders portugueses foram convidados, mas a este lote juntou-se recentemente o jovem António Laureano, que estava na lista de suplentes. Laureano tomou o lugar do francês Pierre Rollet e fará equipa com a brasileira Maya Gabeira, atual recordista mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher.
Os experientes João de Macedo e António Silva, que voltam a fazer equipa, e Nic von Rupp serão os outros três big riders portugueses em prova.
Na lista final de equipas revelada pela WSL, destaque para a saída da tropa havaiana. Esta era constituída por Kai Lenny, antigo vencedor do evento, Kealii Mamala e Daniel Goldberg.
Isto faz com que Pedro Scooby passe para a formação do compatriota Lucas Chumbo, deixando o conjunto de Nic von Rupp, que terá como parceiro o francês e estreante Clement Roseyro.
As outras adições à lista de surfistas em prova foram o brasileiro e também estreante Vítor Faria, bem como o chileno Rafael Tapia e o regressado Pierre Rollet, cujo nome tinha saída na atualização anterior.
Nota ainda para a representação feminina que com a ausência da gaulesa Justine Dupont, que acabou de ser mãe, fica a reduzida às brasileiras Michelle des Bouillons e Maya Gabeira.
Em caso de algum contratempo de última hora com algum surfista ou equipa, a formação suplente é composta pelo francês Benjamin Sanchis e o marroquino Jerome Sayhoun.
Equipas confirmadas:
Team 1: Lucas Chianca (BRA) & Pedro Scooby (BRA)
Team 2: Nic Von Rupp (POR) & Clement Roseyro (FRA)
Team 3: Andrew Cotton (GBR) & Will Skudin (USA)
Team 4: Rodrigo Koxa (POR) & Vitor Faria (BRA)
Team 5: Joao De Macedo (POR) & Antonio Silva (POR)
Team 6: Sebastian Steudtner (GER) & Eric Rebiere (FRA)
Team 7: Maya Gabeira (BRA) & Antonio Laureano (PRT)
Team 8: Michelle Des Bouillons (BRA) & Ian Cosenza (BRA)
Team 9: Pierre Rollet (FRA) & Rafael Tapia (CHL)
Quanto ao formato competitivo, as equipas voltam a ser divididas em três grupos. Cada conjunto vai disputar duas baterias com quarenta minutos de duração, anteriormente eram 50, alternando os surfistas entre a prancha e a pilotagem do jet ski durante os heats. Contas feitas, o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge será composto por seis baterias.
Depois, para se apurar os vencedores, irão ser somadas as duas melhores ondas de cada surfista entre os dois heats surfados. A melhor das duas ondas irá ser contada a dobrar, o que faz com que o potencial máximo de pontuação de cada big rider seja 30 pontos.
Em jogo estão quatro prémios: melhor performance masculina, melhor performance feminina, melhor performance em equipa e prémio compromisso.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram