Depois da saída de cena da havaiana Carissa Moore, o circuito mundial de surf de 2024 não vai contar com a presença de outro nome de vulto da modalidade nos últimos largos anos, no caso a atleta mais titulada da história, até ao momento.
A oito vezes campeã do mundo, Stephanie Gilmore, anunciou que vai tirar um ano sabático, prometendo regressar ao CT na temporada de 2025.
A notícia surge a menos de uma semana do início da nova campanha, marcada para a tubular onda de Pipeline, no North Shore da ilha havaiana de Oahu.
"Estou a planear aproveitar este período para me refrescar fisicamente, mentalmente e aproveitar as ondulações e o free surf em novos locais. Tenho alguns projetos e viagens que quero fazer. Tal ainda não foi possível, pois durante a temporada estou a viajar", confidenciou a campeoníssima surfista australiana em comunicado oficial da World Surf League (WSL).
Não obstante este até já à divisão máxima do surf mundial, Steph revela que o bichinho da competição não desapareceu.
"Continuo apaixonada e dedicada à competição. Tenho objetivos e sonhos que ainda persigo. Este ano, estou entusiasmada para ativar essas ambições. Estou ansiosa pelo regresso em 2025", afirmou a surfista de 35 anos.
Para o próximo ano Gilmore já assegurou wildcard, conforme anunciou a WSL, sendo que a sua saída possibilita o regresso ao circuito mundial de surf da havaiana Luana Silva, que no circuito Challenger Series de 2023 foi a primeira surfista fora das posições de qualificação para o CT 2024, ocupando o sexto posto do ranking.
Com um total de oito títulos mundiais - o primeiro em 2007 no ano de rookie e o último em 2022 com a histórica caminhada em Trestles (derrotou quatro surfistas num só dia), vencendo ainda em 2008, 2009, 2010, 2012, 2014 e 2018, 'Happy Steph' é um ícone do surf, constituindo-se como uma fonte de inspiração para muitas jovens surfistas espalhadas ao redor do globo.
Em 2023, Stephanie fechou a temporada no sexto posto do ranking, o que impossibilitou de defender o título na finalíssima de Trestles.
Para além do recorde de coroas mundiais, a surfista 'aussie' possui ainda o maior número de vitórias em etapas do CT, com 33 triunfos acumulados, entre os quais uma vitória em Portugal, que ocorreu em Cascais no ano de 2014.
Curiosamente, na época passada, Stephanie Gilmore não somou qualquer triunfo, o que já não acontecia desde 2016.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram