Em tempo de Natal, a International Bodyboarding Corporation (IBC) revelou o calendário do circuito mundial de bodyboard para a temporada de 2024.
Como já é hábito, Portugal surge no calendário, ainda que o histórico Sintra Pro seja um dos quatro eventos que necessite de confirmação oficial. Os outros são: Maldivas, Peru e Iquique.
Oitava etapa da próxima campanha, o período de espera da prova lusa é de 3 a 8 de setembro, sendo que para 2024 está previsto o regresso da divisão Open às ondas da Praia Grande, depois de um ano de ausência.
A categoria feminina continua a fazer parte do evento ao contrário do Pro Júnior e dropknee, que habitualmente tinha em Sintra a última etapa do ano e consequente coroação do novo campeão mundial.
Em 2024, o Mundial de Bodyboard será composto por 10 eventos, existindo uma redução de provas face à última época.
Olhando para o calendário apresentado, destaque para as saídas do sul-africano Walker Bay Pro e da incursão por Arica, no Chile, uma das paragens mais icónicas do Tour.
Em sentido inverso, temos o regresso da etapa de Iquique, no Chile, e a novidade chamada The Wave Pro. O evento brasileiro levará os melhores bodyboarders do mundo até à Praia da Grama, naquela que será uma prova realizada numa piscina de ondas artificiais.
A nova temporada terá início em Marrocos com o Moroccan Pro, evento que este ano foi cancelado na sequência do forte sismo que assolou aquele país africano em setembro último. O período de espera da prova marroquina é de 20 de fevereiro a 2 de março.
Depois, na segunda quinzena de abril, segue-se o Wahine Bodyboard Pro, prova apenas destinada ao setor feminino e que pelo terceiro ano consecutivo vai coroar a nova campeã mundial Masters.
De seguida, em maio e junho, temos em agenda as pernas chilena (Iquique e Antofagasta) e brasileira (Praia da Grama e Itacoatiara), respetivamente.
O início de agosto fica reservado para a visita às Maldivas, que antecede a esperada passagem por Portugal. A nona e penúltima etapa do ano deverá marcar o regresso do Mundial à América do Sul, mais concretamente ao Peru, que nos últimos anos surgia na fase inicial da temporada.
Como já manda a tradição, o fim de festa está marcado para o Frontón, no arquipélago das Canárias. O Gran Canaria Frontón King tem o período de espera de 12 a 27 de outubro e é destinado apenas ao setor masculino (Open + Pro Júnior).
Calendário completo:
Moroccan Pro - 20 de fevereiro a 2 de março
(Open, Feminino e Pro Júnior masculino)
Wahine Bodyboard Pro - 18 a 27 de abril
(Feminino, Master Feminino, Pro Júnior feminino)
Iquique Bodyboard Pro - 1 a 11 de maio *
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino)
Antofagasta Bodyboard Festival - 13 a 26 de maio
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino, Pro Júnior feminino, Dropknee)
IBC The Wave Pro - 1 a 4 de junho
(Open e feminino)
Itacoatiara Pro - 6 a 15 de junho
(Open)
Maldives Bodyboard Pro - 1 a 10 de agosto *
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino, Dropknee)
Sintra Pro - 3 a 8 de setembro *
(Open, Feminino)
Peru Pro - 15 a 25 de setembro *
(Pro Júnior masculino, Pro Júnior feminino e Dropknee)
Gran Canaria Frontón King - 12 de outubro a 27 de outubro
(Masculino, Pro Júnior masculino)
* sujeito a confirmação
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram