Não é novidade a brutalidade das ondas de Pipeline, que fazem da bancada havaiana uma das mais temidas do Mundo. Contudo, o inverno 2023/24 tem sido especialmente devastador no que diz respeito a lesões, com várias “vítimas” a já terem sentido na pela a dureza da rainha do North Shore de Oahu.
Depois do top mundial João Chianca ter perdido os sentidos numa sessão de free surf, em que foi resgatado de água por outros surfistas, sendo posteriormente hospitalizada, houve ainda um wipeout durante o Vans Pipe Masters que deixou o taitiano Eimeo Czermak com as pernas paralisadas e, posteriormente, hospitalizado.
Agora, foi a vez do peruano Joaquim del Castillo, que durante uma sessão de free surf, em que preparava a participação no Backdoor Shootout, acabou por sofrer um acidente que o atirou para o hospital. O surfista de 28 anos levou com o lip de uma onda para Backdoor e acabou por precisar de ajuda para ser retirado dágua.
Castillo terá sofrido uma lesão grave na anca e necessita de operação.
Só que o facto de não ter seguro de viagem faz com que tenha de arcar com as despesas. Dessa forma, os amigos iniciaram uma campanha de crowdfunding de forma a angariar os 100 mil dólares necessários para cobrir as despesas hospitalares.
Mas nem só os surfistas de fora têm sofrido as mazelas, uma vez que na super sessão da véspera de Natal foi o local Koa Rothman a também sair varrido pela bancada de Pipeline. Rothman bateu com a cabeça no fundo do reef e acabou por ter de ser resgatado. A lesão causada ainda não é conclusiva, mas o havaiano já parece estar a recuperar do susto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram