Entre as nove formações que participaram no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2023/2024, houve novamente um conjunto 100% português. Como já é habitual, este foi composto pelos experientes António Silva e João de Macedo.
Para a equipa lusa, que alcançou o nono lugar na classificação coletiva, a prova de tow-in disputada nas ondas grandes da Praia do Norte voltou a deixar marcas a nível físico. Depois do traumatismo craniano sofrido por António Silva na edição transata, desta feita João de Macedo saiu magoado na sequência de um impactante wipeout nas águas nazarenas.
"Tenho uma distensão no ombro esquerdo. Senti qualquer coisa, mas não é algo muito grave", assegurou o antigo competidor do Mundial de Ondas Grandes.
Não escondendo que é "sempre bom representar Portugal" e que a "organização sempre valorizou o surf português", Macedo diz que o sucedido "faz parte" do ofício.
"É assim que vivemos e depois há as consequências. Quando falta pouco tempo queremos dar o nosso melhor e estamos comprometidos. Graças a Deus, a equipa de segurança esteve incrível e fizeram logo o resgate. Toda a preparação ajudou-me a manter a calma debaixo de água", explicou o big rider de 46 anos.
Para consolo, ficou o facto de saber que naquele momento "não tinha hipóteses". "Como atleta, gostava de ter completo aquele drop. Os meus amigos já viram as imagens e disseram-me que não tinha hipóteses. Bati numa lomba e a onda ficou muito vertical", contou o goofy luso.
Macedo entende que o "patamar que a Nazaré tem é extraordinário", uma vez que "mesmo nestes dias que são de performance" é uma "força tremenda".
"Em qualquer outro sítio no mundo seriam as maiores ondas de sempre. Se fosse há 10 anos, estas eram ondas para recorde do mundo. O dia do primeiro recorde do Garrett McNamara talvez tenha sido estabelecido num dia mais pequeno que este", analisou.
Habituado a enfrentar as ondas gigantes geradas no Canhão, João de Macedo considera que é "preciso ter a noção da velocidade de progressão que este pico recebeu e como tudo evoluiu. Desde o surf, pranchas, resgates, etc. Essa perceção é muito importante. Nós, portugueses, temos a sorte de ter este palco e mostrar tudo aquilo que treinamos".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram