Uma massa de ar polar tem influenciado o estado do tempo e originado temperaturas inferiores ao normal para esta época do ano em Portugal continental.
Esta terça-feira, a temperatura, fundamentalmente a mínima, regista uma pequena subida devido à influência de uma massa de ar com origem marítima, mais quente.
Porém, o frio voltará a apertar a partir de quinta-feira, dia 11 de janeiro. Uma massa de ar polar continental irá provocar nova descida da temperatura, em especial dos valores mínimos.
Segundo a nota divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir do final da tarde de quarta-feira, "uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente invadir o norte da Península Ibérica, e posteriormente o sul, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima" na quinta-feira.
"Assim, no dia 11, esperam-se temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, e até 8°C no litoral Sul", lê-se no comunicado.
O IPMA acrescentou que, na sexta-feira, "prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, da ordem de 2 a 4°C, pelo que se poderá atingir valores até -8°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro".
Para quinta e sexta-feira, as previsões apontam que a "temperatura máxima deverá variar entre 4 e 8°C no interior Norte e Centro, e entre 8 e 14°C no interior Sul e litoral, e deverá ser inferior a 4°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, nomeadamente nas terras altas".
"Por este motivo, será provável a emissão de aviso de tempo frio a partir de dia 11 para os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu, que poderão ser eventualmente estendidos a outros distritos", admitiu o IPMA, salientando que foi emitido aviso amarelo de queda de neve para as serras do extremo norte, acima de 600/800 metros de altitude, pelo impacto que poderá ter por acumulação, entre o final de hoje e a madrugada de terça-feira.
O IPMA adiantou que, na terça e quarta-feira, "prevê-se a ocorrência de precipitação, em geral fraca, com uma probabilidade, entre 70 e 100% na generalidade do território no dia 9, sendo inferior a 70% nas regiões Norte e Centro no dia 10 e inferior a 50% na região Sul".
O instituto vincou, no entanto, "que existe incerteza na localização da precipitação, pelo que um ligeiro desvio será suficiente para impactar a previsão da neve, aconselhando-se o acompanhamento das previsões e da emissão de avisos meteorológicos nos próximos dias".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram