E tudo o Brasil levou, outra vez. O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2023/2024, disputado esta segunda-feira na Praia do Norte, terminou com o país irmão a arrecadar os três prémios em jogo, o que motivou festa rija, bem à moda brasileira.
Cortesia das prestações de Lucas Chumbo, Pedro Scooby e Maya Gabeira, três dos maiores nomes do surf brasileiro de ondas grandes na atualidade.
Este foi a primeira vez que a prova portuguesa foi colocada na água desde 2022, numa jornada marcada por ondas grandes, performances arrebatadoras e muito público espalhado pelas falésias, que não arredou pé apesar da competição só ter arrancado ao final da manhã.
Nesta quarta edição do evento de tow-in, que mais uma vez trouxe os melhores big riders do mundo à Nazaré, a principal figura voltou a ser o brasileiro Lucas Chumbo, que voltou a exibir toda a sua conexão com as ondas geradas no Canhão.
Esta segunda-feira, Chumbo engrandeceu a sua lenda na Nazaré, numa trajetória que conta com vitórias nas provas de remada e de tow-in. O mano do top mundial João Chianca leva já uma mão cheia de triunfos na arena nazarena.
Pela terceira edição consecutiva do Nazaré Big Wave Challenge, o talentoso big rider sul-americano conquistou o prémio individual masculino e o troféu para melhor equipa, tendo feito dupla com o compatriota Pedro Scooby.
As anteriores vitórias foram alcançadas ao lado do havaiano Kai Lenny (ausente na presente edição) e do português Nic von Rupp.
Em termos individuais, Chumbo somou 23,33 pts em 30 possíveis, deixando o estreante e surpreendente Clement Roseyro no segundo posto com 21,51 pts. Seguiu-se Rodrigo Koxa, antigo recordista mundial do Guinness da maior onda surfada, com um total de 18,66 pts averbados.
O melhor luso em prova foi novamente Nic von Rupp. Na classificação individual masculina, Nicolau repetiu o nono posto da última edição, somando 16,30 pts, enquanto a nível coletivo obteve o segundo lugar junto do gaulês Clement Roseyro.
Já João de Macedo e António Silva, que voltaram a formar uma equipa 100% portuguesa, terminaram o evento na 14ª e 15ª posições, respetivamente. Macedo fechou o evento combalido e com uma interferência assinalada.
Na posição seguinte ficou o jovem António Laureano, que também saiu com mazelas deste TUDOR Nazaré Big Wave Challenge. O goofy de 21 anos apenas surfou na primeira bateria que disputou. No heat seguinte, já lesionado, Laureano só esteve aos comandos do jet ski, contribuindo decisivamente para a vitória de Maya Gabeira no setor feminino.
Maya superiorizou-se à compatriota Michelle des Bouillons, nesta que foi a segunda vez consecutiva que a vigente recordista mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher gritou vitória na competição portuguesa.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram