O rumor circulou nos corredores durante o defeso e agora chegou a confirmação, numa fase em que estamos apenas a 10 dias do arranque do circuito mundial de surf de 2024.
Carissa Moore não vai efetuar a temporada na totalidade, pois a cinco vezes campeã mundial de surf anunciou que irá afastar-se do surf de competição aos 31 anos de idade.
A consagrada surfista havaiana irá competir no Lexus Pipe Pro, etapa inaugural da temporada, e depois só voltará a vestir a licra de competição nos pesados tubos de Teahupoo, no Taiti. Primeiro na etapa do CT, o Tahiti Pro via wildcard, seguindo-se a participação nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, onde irá defender a medalha de ouro alcançada em Tóquio'2020.
Moore recusa falar em retirada, mas sim no início de um "novo capítulo" na sua vida.
"Isto não significa o fim. Não gosto da palavra retirada. Gosto de dizer que é um adeus ao CT, simplesmente um passo atrás ou apenas uma evolução".
"A Carissa é uma campeã e um exemplo dentro e fora de água. Durante a sua carreira foi um exemplo de graciosidade, resiliência e excelência competitiva. As suas conquistas transcenderam a modalidade, trazendo um novo nível de atleticismo e progresso ao surf. A sua ausência do cenário competitivo será profundamente sentida", considera Jessi Miley-Dyer, responsável de competições da World Surf League (WSL).
Vice-campeã mundial nos dois últimos anos, embora tenha terminado a temporada regular como líder do ranking, Carissa Moore é uma das mais bem-sucedidas surfistas da história. Foi campeã do mundo em 2011, 2013, 2015, 2019 e 2021, sendo igualmente a primeira surfista a arrecadar uma medalha de ouro nas Olimpíadas.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que a competidora de 31 anos anuncia uma pausa na carreira. Em 2019, Riss revelou após a conquista do quarto título mundial da carreira que iria tomar um ano sabático, apenas competindo nas Olimpíadas de Tóquio.
A chegada da pandemia tudo mudou. Com o cancelamento do CT e adiamento dos Jogos Olímpicos, o ano de 2020 foi sabático para Moore, bem como para as restantes tops mundiais, que pouco ou nada competiram.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram