Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou o palco do Mundial Júnior de 2023. À semelhança do que sucedeu na última edição do evento, marcado pela histórica conquista de Francisca Veselko, os títulos mundiais vão ser novamente discutidos no estado norte-americano da Califórnia, mais concretamente em Oceanside.
É no período de espera de 9 a 14 de janeiro de 2024 que os melhores surfistas juniores do planeta vão medir forças no conhecido pier, beach break que anualmente recebe o Super Girl Surf Pro, campeonato dedicado em exclusivo às senhoras.
"Estamos entusiasmados por trazer novamente este evento ao sul da Califórnia. O evento do ano passado mostrou aquilo que a próxima geração é capaz de fazer. Neste momento, alguns desses surfistas já estão a ganhar o seu espaço na Challenger Series. Temos até uma rookie no CT, que é o caso da Alyssa Spencer. Este evento é uma excelente forma de começar o novo ano", considera Jessi Miley-Dyer, responsável de competições da WSL.
Em prova, estarão um total de 48 surfistas (24 mulheres e 24 homens) com idade igual ou inferior a 20 anos.
Este lote é composto pelos surfistas que obtiveram a qualificação através dos circuitos Pro Júnior espalhados pelo globo e aos quais vão juntar-se uma dezena de wildcards, selecionados pela WSL.
No que toca ao surf português, nenhum atleta conseguiu a qualificação via Pro Júnior europeu, pelo que a única solução para termos presença lusa em Oceanside é através dos já mencionados wildcards.
Curiosamente foi através de um wildcard que Francisco Veselko ganhou direito a competir no início do ano em Seaside Reef, na campanha que só terminou no lugar mais alto do pódio.
A WSL informa ainda que mais uma vez os novos campeões mundiais juniores asseguram automaticamente qualificação para a Challenger Series do próximo ano, circuito onde estão em jogo vagas de acesso à divisão máxima do surf mundial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram